Contente
A solução-tampão salina de Hank (Hank’s buffered salt solution - HBSS), também conhecida como tampão de Hank (Hank's buffer), é amplamente utilizada nos laboratórios para manter as células cultivadas em um estado saudável. A solução tampão impede que as células se tornem muito ácidas ou básicas e fornece sais essenciais.
Células crescendo em placas e frascos em uma incubadora (culture plates and flasks image by Fotocie from Fotolia.com)
História
John H. Hanks desenvolveu a solução tampão na Johns Hopkins University e a chamou de solução tampão salina (BSS, na sigla em inglês). Esta solução tornou-se famosa em 1949, quando foi usada por cientistas para ajudar a cultivar pela primeira vez o vírus da poliomielite em uma cultura de células.
Soluções tampão
O termo "pH" é utilizado para descrever quão básica ou ácida é uma solução, em uma escala de 1 a 12, sendo 1 a mais ácida, 12 a mais básica e 7, neutra. Uma solução tampão é uma mistura de ácidos e bases que têm a capacidade de absorver mais ácidos ou bases, sem alterar seu pH. O sangue humano usa este método para manter um pH em torno de 7,35.
Composição
A solução tampão contém uma proporção específica de cloreto de sódio, cloreto de potássio, hidrogenofosfato de sódio, dihidrogenofosfato de potássio, cloreto de cálcio, cloreto de magnésio e bicarbonato de sódio. É possível adicionar também a glicose (açúcar). Esta solução pode ser feita em laboratório ou comprada. Geralmente, ela é armazenada em temperatura ambiente.