Contente
Um projeto voluntário é algo que gera um benefício para a comunidade, para um certo grupo de indivíduos ou para um estabelecimento, como uma casa de repouso ou um hospital. Esses projetos são geralmente empreendidos por organizações como, por exemplo, os escoteiros, grupos escolares ou da igreja, clubes ou até mesmo voluntários individuais. Os exemplos podem variar entre fazer um jardim comunitário até servir aos sem teto uma sopa.
Há muitos projetos voluntários apropriados para casas de repouso (elderly lady image by pixelcarpenter from Fotolia.com)
Cartas
Levar um grupo de estudantes para entregar cartas a residentes em uma casa de repouso é uma boa ideia. Muitos dos pacientes idosos que vivem nesses estabelecimentos não tem família ou tem uma família ausente, que vive longe. Os feriados podem ser um período solitário para eles, e uma visita de jovens com um cartão será uma distração bem vinda. Alguns feriados para serem cogitados são o Natal e a Páscoa. Os alunos podem fazer os cartões como parte de um projeto na aula de artes, em vez de comprar cartões já prontos.
Plantar um jardim
Começar um jardim é um outro tipo de atividade voluntária para uma casa de repouso. Os voluntários podem preencher um pequeno pedaço de terra com vários vegetais e flores que ficarão sob os cuidados dos residentes. Alguns idosos podem estar aptos a ajudar a montar o jardim, que terá que ser arado, semeado e plantado. Outros podem ajudar cuidando das plantas, uma vez que elas brotarem, bem como recolher os legumes. Os voluntários também podem se abordar lojas e empresas em bairros locais para se informarem sobre a possibilidade de alguns materiais como sementes, enxadas, ancinhos e regadores serem doados.
Programa de leitura
Iniciar um programa de leitura é outra boa ideia para um projeto voluntário em um lar de idosos. Os moradores desses locais podem ter problemas de visão que dificultem a leitura, e a criação de um grupo de leitura semanal é uma boa maneira de ajudar os moradores socializarem. Os voluntários podem ler um livro em voz alta, e os moradores podem discutir o enredo e os personagens. Audiolivros também podem ser usados.
Serviço de transporte para igrejas
Algumas igrejas têm veículos que podem ser usados nas manhãs de domingo para pegar os residentes em lares de idosos e levá-los para a missa. Ministros e grupos religiosos também podem fazer acordos com lares de idosos para criar projetos voluntários, organizando cultos no local em determinados dias da semana para os moradores que não conseguem ir até a igreja.