Contente
Fazer tinta nanquim em casa pode parecer a princípio uma tarefa difícil. No entanto, assim que você entender o processo e as ferramentas necessárias tudo fica mais fácil. Produzir sua própria nanquim pode ser um projeto divertido, além de proporcionar uma grande economia na compra de tintas disponíveis no comércio. Ao fabricar qualquer tipo de tinta ou materiais de arte, é sempre recomendável ter uma área bem ventilada (de preferência, externa).
Instruções
Divirta-se e economize seu dinheiro produzindo sua própria tinta nanquim (Photos.com/Photos.com/Getty Images)-
Coloque as pedras de carvão em uma churrasqueira em uma área externa. Aqueça-o até partir e virar cinzas (Aproximadamente três a quatro horas).
-
Coloque as cinzas dentro de um recipiente de pedra grande. Amasse-as com um objeto grosso deixando-as o mais finas possível. Trabalhe da mesma forma como se usasse um almofariz e um pilão, mas em maior escala.
-
Adicione a água de chuva vagarosamente até a mistura atingir a cor desejada. quanto mais água inserir, mais clara fica a tinta. Adicione a goma arábica e misture. Esse ingrediente irá agir como um aglutinante que permitirá que você carregue a tinta em sua ferramenta de escrita.
-
Deixe a mistura coagular durante uma noite em um local bem ventilado e sem mexer. Teste a cor e adicione mais água se necessário.
-
Transfira a tinta para uma garrafa ou jarra, usando um conta-gotas. O nanquim pode ser conservado por até três semanas em um ambiente frio e escuro. Se for deixada em local aberto, ela evapora mais rapidamente.
O que você precisa
- Um carvão de churrasco
- 900 gr de pedra de carvão natural puro
- Vasilhame de pedra, com o tamanho aproximado de uma tigela de mistura média
- Um objeto grosso (Pode ser um pilão, se disponível)
- Dois copos de água coletada da chuva
- Duas colheres de goma arábica
- Uma garrafa ou jarra esterilizada
- Um conta-gotas