Contente
O Windows possui um modo dos usuários verem os processos que estão atualmente ativos no sistema. Isso é importante porque cada processo utiliza memória e processos desnecessários deixarão o computador mais lento. Contudo, por uma série de razões, o Gerenciador de Tarefas oculta do usuário alguns processos. Descobrir o que esses processos escondidos são e analisar sua natureza podem ajudar a aumentar a velocidade do sistema - ou revelar um vírus.
Identificar os processos ativos no seu computador pode ajudar a mantê-lo seguro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Processos
O Windows funciona mantendo um certo número de processos ativos o tempo todo. Esses processos podem, ou não, estar visíveis para o usuário. Essa é uma questão de segurança e, caso o processo esteja invisível, o usuário pode tornar o sistema instável ao desativá-lo. Outros processos rodam no Gerenciador de Tarefas quando o usuário abre um programa ou inicia um serviço que ainda não se encontrava ativo.
Processos ocultos
Alguns processos no Windows são ocultos por uma razão. Por exemplo, o "audiodg.exe" é o gerenciador de drivers de som no Windows 7. Se o usuário desativar esse processo não poderá mais fazer uso de seus alto-falantes. Mas fique atento: só porque um processo está oculto não quer dizer que ele seja seguro. Muitos vírus comprometem o funcionamento do computador criando processos e os escondendo do usuário. Para ver todos os processos ativos no computador o usuário só precisa clicar em "Mostrar processos de todos os usuários", no Gerenciador de Tarefas.
Outros usuários
O Windows registra os processos de todos os usuários em tempo real. Se, por exemplo, um computador com Windows tem dois usuários logados simultaneamente, o Gerenciador de Tarefas registrará os processos de cada usuário. Porém, se o usuário ativo não marcar a opção "Mostrar processos de todos os usuários", apenas seus próprios processos serão visíveis. Pode ser útil saber quais processos relevantes apenas para o segundo usuário estão rodando de maneira oculta. Em tal situação, pode ser preferível visualizar esses processos e desativá-los para que não tornem o computador mais lento.
Processos ocultos comuns
Há uma longa lista de processos da Microsoft que são invisíveis, como audiodg.exe, crss.exe, dwm.exe, pcmservice.exe e lsass.exe, entre outros. Lembre-se de que desativar processos pode causar instabilidade no sistema. Se o usuário encontrar um processo oculto que utiliza uma grande quantidade de memória, pode ser uma boa ideia fazer uma busca na Internet para descobrir do que se trata. Nunca é aconselhável desativar um processo sem saber primeiro o que ele faz.