Contente
A clássica folhagem perene da hera (Hedera helix) é popular para uso em interiores. Seus caules baixos e pendentes, mas expansivos, dão um toque gracioso à decoração da casa, mas algumas vezes, com o tempo, atingem um comprimento que requer o desbaste. Sua redução, usando tesoura de poda manual, é realizada facilmente e pode ser uma medida proativa, adotada em todas as primaveras, para garantir que a hera permaneça em um tamanho apropriado.
Instruções
A clássica folhagem perene da hera é popular para uso em interiores (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Evite podar sua hera doméstica nos dias curtos de inverno. A planta naturalmente diminui o ritmo de crescimento nessa época do ano e não responderá rapidamente com folhas e caules novos. Todavia, se o tamanho da hera justificar o desbaste imediato, espere menor rebrotamento desde o momento da poda do inverno até as primeiras semanas de primavera.
-
Avalie sua hera. Determine quais são os caules muito longos, desprovidos de folhas, doentes ou completamente mortos. Alguns caules podem ter uma ou duas folhas que precisam ser removidas devido à descoloração ou por estarem mortas.
-
Desbaste os caules mortos ou doentes com uma tesoura de poda manual ou comum, cortando cerca de 6 mm acima de uma folha ou nó, a protuberância com escamas ou a cicatriz deixada por uma folha velha. Remova as folhas dos caules, se necessário, caso veja que também estão mortas ou afetadas por pragas, como fungos ou insetos.
-
Reduza o comprimento de caules indesejavelmente longos até 15 cm para um comprimento perfeito. Por exemplo, se o caule tiver um comprimento de cerca de 90 cm, será necessário reduzi-lo até o comprimento de 60 cm. Planeje fazer uma poda de 45,5 cm, cortando o caule 6 mm do caule acima de uma folha ou nó.
-
Examine completamente a planta após a rodada inicial de desbastes. Vire a floreira e procure pelo equilíbrio e atratividade geral da planta. Se caules ou folhas permanecerem muito longos ou murchos, apare-os conforme os Passos 1 a 3.
-
Adube levemente a planta com um fertilizante doméstico balanceado, como NPK 10-10-10 (nitrogênio, fósforo e potássio), na metade da dosagem informada nas instruções do rótulo. É aceitável que seja granular ou líquido. Se realizar a poda no início da primavera, use a dosagem total de fertilizante informada nas instruções da embalagem.
Dicas
- A poda anual de manutenção de sua hera deve ser realizada idealmente no início da primavera, pouco antes da planta acelerar naturalmente o seu crescimento. O resultado do desbaste é que os botões laterais formam novos caules nas pontas, criando um espécime de planta mais cheio, com mais folhas e ramos graciosos.
- Um ambiente de baixa umidade na casa pode causar o imediato amarelecimento da folhagem e das pontas dos caules. Aumente a umidade, agrupando as plantas da casa ou colocando a floreira em uma pequena bandeja com água e pedrinhas.
Aviso
- Não regue excessivamente as plantas da casa. Isto promove doenças fúngicas e apodrecimento radicular. A hera gosta de terra com umidade uniforme, nem ressecada, nem encharcada.
O que você precisa
- Tesoura de poda manual
- Tesoura comum