Contente
Pieira é aquele silvo ouvido quando alguém inspira ou expira. Frequentemente, a pieira é uma complicação da asma, enfisema ou bronquite. Ocorre dentro das paredes dos brônquios, localizados no tórax.
Exercícios respiratórios podem ajudar com a pieira (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
Causas
Muitas doenças e condições podem agravar ou causar a pieira. Além de doenças pulmonares associadas como enfisema e asma, a pieira pode ocorrer como um sintoma de uma insuficiência ou ataque cardíaco e da doença do refluxo gastroesofágico. Infecções virais e bronquite podem causar a pieira, assim como certas medicações incluindo aspirina.
Precauções
Consulte um médico se a pieira aumentar depois de tomar medicações ou se notar outras dificuldades respiratórias como aperto no peito ou tosse. Procure assistência médica se notar uma diminuição na respiração ou frequentes dificuldades respiratórias.
Prevenção
Quando a pieira ocorre, é um sinal de que um ataque pode acontecer logo. A melhor prevenção é tomar as suas medicações exatamente como prescritas. Se você tiver problemas respiratórios, provavelmente já terá a prescrição de um inalador de alívio imediato como Albuterol para tomar quando os sintomas aparecerem. Tenha certeza de ter o inalador com você e use-o assim que notar a pieira.
Cuidados
Se um inalador como o Albuterol não funcionar para você e a sua pieira não for grave o suficiente para procurar cuidados médicos, então você poderá tentar exercícios respiratórios. Faça respirações de forma lenta e regular pelo nariz (este tem um filtro para as partículas no ar que podem agravar a pieira) e expire pela boca. Segure a respiração por três segundos e exale pelo mesmo período. Outro cuidado que você pode tomar é respirar calmamente em um sacola de papel (como faria se estivesse hiperventilando). Tenha certeza de respirar lentamente e regularmente, e pare se se sentir tonto. Procure atenção médica se a pieira piorar.