Contente
O corpo de um suíno pode ser dividido em cinco categorias principais, cada um contendo um número de partes diferentes. A cabeça, o sistema reprodutor, órgãos internos, estrutura de suporte e partes carnosas são as categorias pelas quais um suíno é avaliado em concursos. Todos eles têm as mesmas partes e raças ou espécies são reconhecidas por variações no tamanho e no formato destas.
Filhotes de suínos são chamados de leitões; as fêmeas são chamadas de leitoas (cute piggys. image by Catabu from Fotolia.com)
Cabeça
A cabeça é dividida em três partes principais. O focinho contém o nariz e a boca, as orelhas ficam em lados opostos do crânio e o papo conecta a cabeça e a boca ao torso e à garganta do animal. O crânio contém os olhos, sinus e cérebro do animal e estas três partes principais se conectam a ele de maneiras diferentes.
As partes distintas da cabeça são fáceis de serem reconhecidas (pig image by Leonid Nyshko from Fotolia.com)Partes carnosas
A parte carnosa do corpo é a área que a maioria se refere ao falar de comer carne de porco. Estas áreas incluem as costelas, os ombros, o traseiro, as costas, a barriga e os pernis. Há também uma parte carnosa entre os ombros e as costelas, chamada de sobrecostela, e um local na frente das patas traseiras, a junta do joelho. Saindo do traseiro de um porco há sua cauda enrolada característica.
As partes mais musculosas (ou carnosas) de um suíno são também as partes comestíveis (pig image by david hughes from Fotolia.com)
Órgãos reprodutores
Uma suína fêmea tem uma vulva em sua parte traseira e duas fileiras de mamilos no fundo da barriga. O órgão reprodutor do macho está contido numa parte chamada de bainha. Eles também têm duas fileiras de mamilos, mas não são tão desenvolvidos e precisam de avaliação mais minunciosa para serem vistos.
Os suínos têm os mesmos órgãos reprodutores que outros mamíferos (pig image by michele goglio from Fotolia.com)Estrutura de suporte
As patas dianteiras de um suíno têm quatro partes: o joelho, a quartela, o metacarpo e o pé. Como boa parte da pata traseira vira pernil, existem apenas duas divisões distintas: o jarrete, que é o equivalente traseiro do joelho, e o pé, que inclui a maior parte da perna inferior abaixo do jarrete. Os suínos têm um tipo de "dedo" especial, chamado de ergôs, que salienta a parte traseira das patas dianteira e traseira do animal.
Suínos são criados para terem troncos maiores e patas carnudas (pig image by pearlguy from Fotolia.com)
Órgãos internos
Os órgãos internos são o "cerne" da existência do animal, e incluem os comuns à maioria dos mamíferos. O coração, fígado, pulmões, estômago e intestinos formam a parte comestível dos órgãos. Outros deles também internos incluem o cérebro, os rins e vários outros menores. Estes órgãos são similares aos dos humanos tanto em forma quanto em função.
Internamente, o suíno se parece bastante com os humanos (pig image by pearlguy from Fotolia.com)