Contente
- Por que é tão durável?
- O que o ácido sulfúrico faz?
- Incrível, mas o que isso traz de bom?
- Considerações
- Limitações
O papel manteiga é considerado especial e frequentemente usado para cozinhar, sendo muitas vezes considerado um substituto do papel parafinado, podendo ser utilizado na maioria das situação que precisarem desse último. No entanto, deve ser observado que o papel parafinado não pode substituir o de manteiga nas tarefas que precisem dele especificamente, pois ele causará fumaças no forno.
Por que é tão durável?
Os fabricantes fazem o cozimento do papel manteiga passando folhas ou tiras de celulose no ácido sulfúrico. Depois, esses produtos químicos são lavados do papel antes que ele seque.
O que o ácido sulfúrico faz?
Esse processo cria um papel de alta densidade e resistente ao calor. Ainda, dá a ele propriedades antiaderentes, que são em parte, na verdade, decorrência da tensão superficial sendo reduzida significadamente pelo processo.
Incrível, mas o que isso traz de bom?
As capacidades antiaderentes dele são úteis para fazer coisas como biscoitos. Outro estilo de cozinhar recebe o nome de cozinhar "em papelote", no qual a comida é envolta pelo papel manteiga e depois cozinhada. Apesar disso, a melhor característica é a durabilidade: uma só folha dele pode ser usada várias vezes.
Considerações
A resposta verdadeira, honesta e real do motivo pelo qual esse papel não queima no forno é simplesmente porque da forma que ele é feito, permite-se que seja extremamente durável e resistente ao calor.
Limitações
O papel manteiga, de fato, é uma grande invenção e sua durabilidade é realmente impressionante. Mas, como qualquer outra coisa, também tem as suas limitações. A maioria das caixas do papel estabelecem um limite de temperatura, aproximadamente até 220 ºC. Assim, observe isso quando assar e use-o com responsabilidade.