Contente
Ouvir os batimentos cardíacos do feto é uma emoção como nenhuma outra e pode ser intensamente reconfortante. Começando logo na semana nove ou dez da gestação, o batimento cardíaco fetal pode ser detectável com o aparelho doppler no consultório do obstetra. Se você pode ou não ouvi-lo tão cedo depende da posição do instrumento e do feto, bem como a quantidade de preenchimento dos quais as ondas sonoras precisam viajar. Na semana 20 ou mais tarde, você pode ser capaz de ouvir o batimento cardíaco fetal em casa.
Instruções
Escutar em casa os batimentos cardíacos de seu bebê pode ser reconfortante (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)-
Compre ou peça emprestado um estetoscópio após 20 semanas de gravidez. Um estetoscópio normal é muito mais barato do que um doppler (também chamado de monitor cardíaco do bebê). Você também pode usar uma fetoscópio, que é projetado especialmente para ouvir o batimento cardíaco fetal.
-
Deite-se sobre o seu lado esquerdo e relaxe. Tente sentir as costas do bebê, uma parte plana dura em seu abdômen. Posicione o estetoscópio sobre este ponto com firmeza.
-
Ouça a batida do coração do feto, que é cerca de duas vezes mais rápida que o seu próprio batimento. (Você pode ouvir o seu próprio através de uma de suas principais artérias abdominais). Pode demorar alguns minutos até que consiga ouvir o batimento cardíaco de seu bebê. Se não conseguir ouvir usando um estetoscópio, isso pode ser devido a posição da placenta, do bebê ou do estetoscópio.
Escutando com estetoscópio
-
Consulte o seu médico. Em seguida, compre ou alugue uma máquina doppler caso tenha problemas para ouvir os batimentos cardíacos do bebê com um estetoscópio ou se deseja ouvi-lo em casa mais cedo do que as 20 semanas. Com o doppler, você pode começar a ouvir o batimento a partir de 12 semanas.
-
Deixe sua bexiga cheia. Generosamente, esfregue gel de ultrassom na sonda doppler. Reclinar-se confortavelmente com seu abdômen exposto. Ligue a máquina de doppler.
-
Passe a sonda lentamente, suavemente e com firmeza sobre seu abdômen, na região abaixo do seu umbigo. Pode levar tempo e prática antes que você possa ouvir o batimento cardíaco e identificá-lo definitivamente como sendo de seu bebê.
-
Ajuste o volume para cima ou para baixo quando ouvir o som de um batimento cardíaco. Isto torna mais fácil escutar e distinguir claramente o som.
Escutando com o doppler
Dicas
- Alguns outros sons que você pode ouvir além do batimento cardíaco fetal incluem o crepitar da máquina de doppler, os sons dos fluidos na placenta (um som de vento impetuoso), o seu próprio coração (mais lento) e o seu próprio fluxo sanguíneo.
- Se estiver acima do peso, pode ter mais sucesso com uma sonda de 2 mghz do que com uma sonda de 3 mghz.
Aviso
- Evite verificar batimentos cardíacos do seu bebê com doppler com frequência e apenas por interesse casual - é sábio ser "prudente", de acordo com o Instituto Americano de Ultrassom e Medicina. Trate-o como o procedimento médico que ele é. Embora a FDA diga que os instrumentos doppler podem ser usados quantas vezes for necessário, use-o em casa apenas brevemente (por não mais que dez minutos), somente quando necessário (em vez de todo dia) e só após o primeiro trimestre.