Contente
Os anos 80 foram revolucionários para a moda masculina, quando os homens quebraram normas e barreiras limitadoras da moda de gerações passadas. Cores brilhantes, cabelo longo e maquiagem eram tendências comuns para o homem da década de oitenta, que era livre para se expressar por meio do vestuário sem as limitações impostas pelo gênero ou conformidade.
Os tênis de cano alto se popularizaram nos anos 80 (Sneakers image by irum from Fotolia.com)
Maquiagem
Os anos 80 foram uma das poucas décadas em que homens podiam usar maquiagem colorida no rosto inteiro sem serem julgados duramente. Músicos famosos como David Bowie e Freddie Mercury popularizaram essa tendência. Na época, era comum que homens usassem sombra, delineador e rímel, assim como blushes e batons de cores berrantes.
Cabelos
O cabelo da década de oitenta era alto e brilhante. Penteados comumente associado à mulheres eram usados também por homens, incluindo aí cabelos longos e em camadas, penteados encaracolados, frizz e franjas. Moicanos e cabelos multicoloridos também eram lugar-comum para o homem da época.
Camisas, blazers, jaquetas e afins
Nos anos 80, as cores brilhantes dominavam. Os homens usavam jaquetas e casacos azul-petróleo, pêssego, rosa e branco. Camisetas coloridas com logos de bandas ou neon, bem como mangas dobradas ou cortadas eram facilmente vistas por aí. Jaquetas jeans e de couro, como a de Michael Jackson em "Thriller", faziam parte da moda masculina básica da década.
Calças
Nos anos 80, o público masculino não tinha medo de usar calças apertadas e reveladoras. Calças de lycra ou de couro justíssimas eram usadas por muitos, geralmente coloridas e brilhantes. Usava-se também jeans lavado justo, calças de paraquedista, veludo cotelê e shorts curtos.