Contente
A região abdominal dos homens acima de 50 anos tende a guardar gordura. Manter o excesso de gordura nessa área é perigoso, pois ela comprime os órgãos principais, incluindo os rins e o coração. Há uma série de exercícios que podem auxiliar no emagrecimento e na tonificação dessa área do corpo. Ao incorporar esses exercícios em uma rotina e praticá-los, pelo menos, três vezes por semana, o indivíduo poderá obter resultados visíveis dentro de três a quatro semanas.
Correr ajuda a queimar a gordura corporal, incluindo no abdome (overweight man running on a stadium image by Alena Yakusheva from Fotolia.com)
Chute sentado
Este exercício trabalha os músculos abdominais e a parte posterior das coxas. Pratique-o sentado no chão e com as pernas esticadas. Coloque as mãos no chão um pouco atrás do corpo para servir de apoio. Mantenha as pernas retas e erga-as do chão bem devagar e mova-as para cima e para baixo alternadamente, sem permitir que elas toquem o chão, durante o exercício. Tente manter por 20 segundos e aumentar o tempo conforme a sua força e sua capacidade melhoram.
Abdominal modificado
O abdominal modificado é um exercício muito efetivo para tonificar o abdome. Com ele, você também não será tão propenso a lesões nas costas, o que é comum quando se realiza o abdominal tradicional. Para fazer esse exercício, deite-se no chão com os joelhos dobrados. Coloque as mãos atrás da cabeça e erga o tronco bem devagar, até que esteja a uns 12 cm do chão e, em seguida, volte à posição inicial. De início, faça 10 repetições e, conforme sua força aumentar, adicione mais repetições.
Exercício cardiovascular
Tente fazer, pelo menos, 30 minutos de atividade cardiovascular três vezes por semana, para perder gordura na região abdominal. Andar de bicicleta, correr e nadar são exercícios muito efetivos que trabalham o corpo todo.
Levantamento das pernas
Este é um exercício que não deve ser feito por pessoas que sofrem com problemas nas costas, embora ele seja muito efetivo para os músculos abdominais. Para realizá-lo, deite-se em um banco da academia com o rosto para cima e apoie o corpo segurando a borda do banco atrás de você. Lentamente, erga as pernas o máximo que conseguir, mantendo-as unidas e retas. Desça-as novamente e, se possível, vá abaixo da linha do banco. É importante não exagerar nesse exercício, pois ele pode causar lesões nas costas. Tente fazer cinco repetições, mas, caso sinta alguma dor, pare imediatamente.