Contente
Um cordão de solda fica entre duas peças de metal perpendiculares. Ele deve ter a espessura do metal mais fino que se encontra na junta. Antes de medi-lo, deve-se determinar se ele é côncavo ou convexo. A diferença entre eles é imediatamente visível, pois os côncavos são mais baixos na parte central e mais altos nas extremidades. Uma solda convexa é o contrário, o seu centro é a parte mais alta. Um medidor de cordão de solda mede tal espessura.
Instruções
Aprenda a obter a espessura de um cordão (ou filete) de solda (Photos.com/Photos.com/Getty Images)-
Determine a espessura dos metais unidos pelo cordão de solda. Coloque o paquímetro em cada uma das peças. Utilize a espessura do metal mais fino na junta como fator determinante para o tamanho do cordão de solda. Por exemplo, se a espessura de um metal é de 3,2 mm e a do outro é de 6,4 mm, o cordão de solda não deve ser menor que 3,2 mm.
-
Examine a solda para determinar se a garganta do cordão é côncava ou convexa. A garganta é a face voltada para fora da junta de solda. Use a extremidade apropriada do medidor para determinar a largura correta. Ela deve ocupar todo o chanfro do medidor para se ter o tamanho correto.
-
Deslize o medidor ao longo de um lado da entrada do metal na junta de solda. O lado do cordão de solda deve tocar o chanfro no alto do medidor para passar. Coloque-o no outro lado do cordão de solda e verifique-o também.
-
Use um medidor maior se a solda for mais larga do que o tamanho mínimo possível de ser medido. Aumente o tamanho do medidor até que o cordão de solda preencha totalmente o seu chanfro. Esse é o tamanho real da junta.
-
Marque o tamanho do cordão de solda sobre uma das peças metálicas que se liga na junta, com o marcador de tinta. Adicione uma observação se a solda tiver que ser aumentada ou se for grande demais.
O que você precisa
- Paquímetro
- Medidor de cordão de solda
- Marcador à tinta