Contente
Para criar uma máscara veneziana, um artesão de máscaras deve ter primeiro um modelo no qual trabalhar
O Molde
Para criar uma máscara veneziana, um artesão de máscaras deve ter primeiro um modelo no qual trabalhar. Para criar um molde, o artesão esculpe um rosto de argila, incluindo traços exagerados como nariz ou queixo compridos. Assim que a argila endurece, o artesão derrama gesso líquido no modelo. Quando o gesso endurece, o artesão de máscaras tem, então, um molde negativo da máscara que pode ser usada para criar a máscara de fato.
Construindo a máscara
Para construir a máscara, o artesão aplica primeiro grandes quantidades de vaselina em toda a superfície do molde de gesso para assegurar-se que a máscara não ficará grudada no molde. O artesão fabrica a máscara usando uma técnica de papel machê. Usando um papel especialmente absorvente recortado em pequenos pedaços, o artesão de máscaras molha o papel em uma tigela com adesivo de papel de parede e pressiona o papel no molde, então faz camadas de papel na máscara para obter a espessura desejada (apesar de alguns artesãos aplicarem gesso à máscara seca para dar rigidez). A máscara é então posta em uma fonte de calor especial para secar.
Toques finais
Assim que a máscara estiver completamente seca, o artesão deve removê-la do molde. Se houver sido usada vaselina o suficiente, a máscara deve sair com facilidade. Depois, os buracos dos olhos são recortados na máscara bruta. Várias camadas de tinta têmpera branca são aplicadas à máscara para dar o fundo para os designs venezianos. Quando a tinta têmpera branca seca, o artesão lixa a máscara para obter uma superfície lisa e plana, e então ela estará pronta para ser decorada. Os artesãos aplicam primeiro uma tinta especial marrom para fazer com que a máscara pareça ser antiga (as máscaras são pintadas à mão). Artesãos de máscara geralmente adicionam purpurina, gemas (como cristais Swarovski), tecido e penas de avestruz para o acabamento.