Contente
Um fogo que diminui ou apaga é, na melhor das hipóteses, irritante, além de ser, na pior das hipóteses, uma fonte de poluição do ar e energia desperdiçada. Para manter o fogo aceso é preciso que todos os quatro elementos essenciais para a combustão -- combustível, calor, oxigênio e reação química em cadeia -- estejam presentes enquanto ele queima.
Instruções
Manter a lenha acesa depende de vários fatores (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)-
Escolha madeira e gravetos bem secos e maduros. A madeira molhada, congelada ou verde não queima e não cria calor o suficiente.
-
Abra espaço para o ar circular por baixo e entre as toras e os gravetos. Arrume os gravetos em cruz na grade da lareira ou empilhe-os em forma de cone, caso já não haja uma cama de carvão quente. Faça furos em uma ou mais latas vazias, utilizando um abridor de lata. Coloque-as em baixo das toras e dos gravetos caso não tenha uma grade de lareira.
-
Coloque placas de madeira de 2,5 cm x 2,5 cm a 5 cm x 5 cm ou pedaços de pau por baixo das toras, para dar mais espaço para o ar.
-
Borrife óleo de lamparina, óleo de cozinha ou querosene em folhas de jornal ou papel toalha e coloque por baixo dos gravetos, para forçá-los a queimar.
-
Faça uma cama de carvão quente com galhos e gravetos. Coloque mais gravetos por baixo das toras para rejuvenescer o carvão, antes que elas queimem mais do que até a metade.
Aviso
- Nunca despeje combustíveis líquidos diretamente no fogo aceso, pois as chamas podem viajar até o recipiente.
- Vire o rosto para longe e proteja os olhos de possíveis ricochetes.
- Mantenha a tela da lareira, tampa da grelha ou porta do forno à lenha como uma barreira entre o fogo e seu rosto e corpo, enquanto estiver acendendo-o com combustíveis.
O que você precisa
- Toras e gravetos bem secos
- Grade de lareira
- Latas de conserva grandes
- Abridor de lata
- Placas de madeira de 2,5 cm por 2,5 cm ou de 5 cm por 5 cm
- Óleo para lamparina, óleo de cozinha ou querosene
- Jornal ou toalhas de papel