Contente
Os hidropônicos bem sucedidos dependem de controle. Você controla os nutrientes exatos que estão disponíveis às plantas, o pH da solução de nutrientes e até quanta luz solar — seja ela natural ou artificial — as plantas recebem. A temperatura da solução nutricional usada determina quanto oxigênio dissolvido está disponível, assim como quais patógenos podem sobreviver para atacar suas plantas. Mantenha a solução a cerca de 20°C para otimizar o oxigênio dissolvido e minimizar os patógenos.
A temperatura da solução de nutrientes das plantas é um fator essencial para o cultivo de hidropônicos (Comstock/Comstock/Getty Images)
Use um refrigerador comercial de água
As lojas de suprimentos para hidropônicos vendem vários refrigeradores de água feitos para regular a temperatura de um tanque de nutrientes. A maioria dos modelos possui um termostato embutido, podendo ser ligados e desligados conforme a necessidade de manter a temperatura adequada no tanque.
Esses refrigeradores comerciais tendem a ser caros, variando de R$ 600,00 a milhares de reais para modelos em grande escala, destinados a fazendas hidropônicas, mas também são muito confiáveis e eficientes. A maioria dos modelos é uma combinação de aquecedores e refrigeradores, então uma única unidade pode resolver todos os problemas relacionados à temperatura. Um refrigerador pequeno pode diminuir a temperatura de um reservatório de 380 litros em cerca de 10 graus.
Armazene o tanque em um local remoto
A temperatura ambiente em uma estufa fechada tende a ficar alta rapidamente, principalmente se você estiver usando luzes de crescimento para suplementar a luz natural. Mova o tanque a um cômodo com a temperatura controlada e a água se ajustará à temperatura ambiente. Essa é uma boa solução quando se tem uma estufa construída junto da parede lateral da casa e se mantém a temperatura ambiente a cerca de 20°C.
Você precisará fazer um furo na parede entre a casa e a estufa para passar os tubos de entrada e saída do seu jardim para o reservatório. Certifique-se de selar bem o furo após passar os tubos.
Isolamento e gelo
Se você não puder realocar o tanque e o custo de um refrigerador comercial for muito alto, ainda é possível esfriar a solução nutricional.
Primeiro, isole o tanque. A maneira mais fácil de fazer isso é utilizar uma caixa térmica grande como tanque de nutrientes. Elas já são bem isoladas, e a maioria possui um furo para a troca de água. Se fazer isso não for possível, envolva seu tanque em várias camadas de material isolante.
Isolar o tanque o protegerá do calor do ambiente, mas você também precisará resfriar a solução nutricional. Encha 2 a 4 recipientes de 4 litros com água. Congele-os por uma noite e depois coloque-os no reservatório de nutrientes isolado. Mantenha outro conjunto de recipientes com água no congelador para substituir o primeiro quando derreter. Coloque o primeiro conjunto de volta no congelador para que você sempre tenha gelo disponível.
Não use compressas frias para isso — elas tendem a rachar e vazar com o tempo.