Contente
Tesouras de poda são ferramentas utilizadas para podar galhos em árvores e demais plantas, mas seu uso constante faz com que a ferramenta acumule muitos detritos e ferrugem, dificultando seu uso. A ferramenta também pode transmitir doenças quando usada para podar uma árvore infectada. Felizmente, você tem como limpá-las de forma rápida e com pouco esforço.
Instruções
Tesouras de poda (Wikimedia Commons)-
Encha um balde com água e deixe as tesouras de molho por vários minutos. Esfregue bem com uma escova de arame até que a sujeira visível seja removida.
-
Mergulhe as lâminas no balde constantemente durante este processo para enxaguar a sujeira. Esvazie o balde e preencha com uma parte de alvejante para dez de água.
-
Deixe as tesouras de molho na mistura por um tempo, e então passe um pano limpo nas lâminas. O alvejante desinfetará a lâmina de quaisquer vírus ou doenças que possam tê-la infectado, impedindo que se propague para outras plantas.
-
Aplique uma camada de WD-40 seguindo as instruções do fabricante, garantindo que o produto cubra todas as partes móveis da tesoura, impedindo a formação de ferrugem e mantendo seu corte suave.
-
Retire o excesso de WD-40 com uma toalha de papel, mas não enxague. Deixe que uma fina camada do produto fique ali para ajudar na lubrificação e fornecer proteção futura.
Dicas
- Deixe as tesouras de molho na solução com alvejante sempre após o uso para impedir a propagação de doenças para outras plantas podadas com a mesma ferramenta.
Aviso
- Sempre use luvas ao lidar com alvejante. Caso o produto entre em contato direto com a pele, pode ocorrer irritação leve. Alvejante nunca deve ser inalado ou entrar em contato com os olhos ou boca.
O que você precisa
- Balde
- Escova de arame
- Alvejante
- Pano
- WD-40
- Toalha de papel