Contente
Um colega desrespeitoso que grita para se fazer entender pode ser difícil de lidar. Mesmo se você for o tipo de pessoa que não se importa em entrar em uma discussão escandalosa, essa não é uma forma eficaz de lidar com os maus modos do seu colega de trabalho. Ao invés disso, é preciso encontrar uma maneira de fazê-lo perceber que o comportamento dele é inaceitável e que, antes de vocês se comunicarem, será necessário alterá-lo.
Instruções
Faça um colega de trabalho barulhento e disrespeitoso mudar seus modos (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)-
Respire fundo e diga em uma voz calma e tranquila: "Eu não entendo bem o motivo de você estar agindo dessa forma" para o colega de trabalho que está gritando e sendo desrespeitoso. Seu tom de voz pode ajudá-lo a se acalmar.
-
Ouça a resposta do colega sem dizer nada – mesmo se ele acusá-lo de algo que você não fez ou continuar a gritar. Deixe que ele diga o que ele acha que precisa dizer.
-
Peça desculpas se você fez algo para ofender seu colega de trabalho. Respire fundo novamente e diga calma e pacientemente: "Eu quero falar sobre isso com você, mas sem os gritos ou comentários desrespeitosos. Você acha que consegue?".
-
Ouça a resposta do seu colega e, em seguida, tome uma decisão. Se ele disser que não pode se acalmar, diga que você acha que seria melhor falar sobre isso quando ele estiver mais calmo. Se ele disser que consegue falar sobre isso racionalmente, vá para algum lugar que ofereça um pouco de privacidade para que vocês possam falar sobre o assunto.
-
Recuse-se a ouvir qualquer gritaria adicional ou comportamento desrespeitoso, se eles surgirem. Olhe a pessoa nos olhos e diga calmamente: "Eu estou disposto a discutir isso com você desde que seja de uma forma adulta. Se não pudermos fazer isso, então eu não vou participar".
-
Reporte a pessoa para o seu supervisor imediato se ela gritar e agir de forma desrespeitosa consistentemente. Avise-a de seus planos dizendo: "Eu pedi para parar de gritar e de agir de forma desrespeitosa comigo, mas você não ouve. Se continuar, eu não tenho escolha a não ser reportá-lo para o meu supervisor".
Dicas
- Documente seus encontros com o colega de trabalho no caso de decidir reportá-lo pelo comportamento pouco profissional. Registre os detalhes de cada incidente, incluindo a data, a hora e o local. A documentação dá força às suas acusações.
Aviso
- Nunca insulte ou grite de volta para alguém que tenha perdido o controle das suas emoções. Fazer isso pode agravar a situação.