Contente
- Alcalinos ou ácidos
- Áreas dos olhos que são afetadas pela exposição ao pó de cal
- Como o dano ocorre
- A córnea
- Como evitar lesões oculares devido à poeira de cal
- O que fazer se o seu olho é exposto à poeira de cal
O pó de cal tem um valor de pH alcalino, de acordo com o Graymont Material Safety Data Sheet. Se os seus olhos entrarem em contato direto com o pó de cal, danos graves e possivelmente permanentes podem ocorrer.
Óculos de segurança (safety at work image by Paula Gent from Fotolia.com)
Alcalinos ou ácidos
O valor pH de um produto químico indica se ele é ácido, neutro ou alcalino. Um valor pH neutro é de 7,0. Um valor pH inferior a 7,0 é ácido, e acima de 7,0 é alcalino.
Áreas dos olhos que são afetadas pela exposição ao pó de cal
A superfície externa da parte da frente do olho, especificamente a córnea e a conjuntiva, é severamente danificada pela exposição à poeira de cal.
Como o dano ocorre
Químicos com um valor pH alcalino, tal como o pó de cal, causam danos irreversíveis nos vasos sanguíneos na conjuntiva. Como resultado, o sangue não é mais capaz de fluir para os tecidos na zona afetada.
A córnea
Em casos graves de exposição ao pó de cal, a córnea perde permanentemente sua clareza, causando cegueira parcial.
Como evitar lesões oculares devido à poeira de cal
Se você trabalha próximo a pó calcário, deve utilizar óculos de segurança.
O que fazer se o seu olho é exposto à poeira de cal
O Graymont Material Safety Data Sheet afirma que você deve primeiro irrigar os olhos por 15 minutos com uma solução de colírio. Se a solução de lavagem ocular não estiver disponível, a água da torneira é suficiente. Após a irrigação do globo ocular, você deve procurar atendimento imediato de um serviço de emergência médica, um optometrista ou um oftalmologista.