Contente
O mangá japonês está se tornando cada vez mais popular, mas caso tenha acabado de abrir um pela primeira vez, é possível ficar confuso, e com razão. Muitos mangás ainda estão em seu formato original, e parecem estar ao contrário para leitores ocidentais. Com um pouco de prática, será possível aprender a lê-los corretamente, para que possa desfrutar dessa nova forma de arte, juntamente com todos.
Instruções
Aprenda a ler mangás da forma correta (http://www.photoshopsupport.com/photoshop-blog/07/08/manga-studio-ex.html)-
Comece a ler no canto superior esquerdo. O mangá japonês é lido da esquerda para a direita, ao invés de ler-se da direita para a esquerda. As palavras ainda são lidas da mesma forma, mas as páginas ficam em ordem diferente. Isso é mais fácil de notar em páginas onde os blocos ficam enfileirados. Leia o canto mais distante da mão esquerda no alto, movendo-se para o bloco do meio e, finalmente, o último bloco. Então vá para o próximo painel esquerdo e comece novamente.
-
Leia de cima para baixo. Após ter pego o jeito de ler da esquerda para a direita, lembre-se de ler de cima para baixo. A maneira mais fácil de fazer isso é começar com a última página lida e descobrir para qual direção deve seguir. Normalmente seguirá para a direita, mas se estiver no final de uma página, voltará para o lado esquerdo novamente. Vá para a página mais próxima, seja para o lado ou para baixo, a partir da última página lida.
-
Leia os balões de fala em ordem da esquerda para a direita também. O balão no lado esquerdo é lido em primeiro lugar, e o mais próximo do topo da página deverá ser lido antes. Esse balão maior da esquerda será lido primeiro, normalmente. Conversas que ocorrem em uma única página, devem ser lidas de trás para frente. Leia o primeiro balão, pule para o primeiro balão da outra pessoa, volte para o segundo balão de fala da pessoa que iniciou a conversa e assim por diante. Imagine as pessoas realmente conversando de trás para frente: você não conseguiria ouvir uma fala inteira da uma pessoa na conversa antes de ouvir as respostas do outros.
Dicas
- A prática faz a perfeição. Comece com um mangá mais fácil, que não tenha muitas cenas de ação confusas.
- O mangá também pode ser escrito como "magna".