Contente
Fazer um lago de trutas pode deixar sua vida mais interessante e divertida, mas deve-se prestar atenção às necessidades dos peixes. Esses lagos podem ser um tanto grandes, mas devem sempre contar com bombas e filtros para manter a oxigenação. Deve-se também prestar atenção à temperatura da água, pois as trutas não se dão muito bem em águas muito quentes. Para construir, pode-se utilizar um forro de plástico preto, disponível em lojas especializadas, e seguir alguns passos simples.
Instruções
Alguns lagos de trutas podem ser bem bonitos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Escolha o lugar em que o lago será feito. Recomenda-se colocá-lo perto de sua casa, para que você possa desfrutar da vista e do som. Ele deverá receber luz solar direta de 4 a 6 horas por dia e ter proteção contra vazamentos.
-
Determine as medidas do lago. Recomenda-se uma profundidade entre pelo menos 1,5 e 2 m, com um volume total entre 190 e 1900 l. Se for criar um grande número de trutas, recomenda-se um volume entre 1500 e 1900 l.
-
Faça, no papel, um projeto do lago com o formato definido. Calcule o comprimento e a largura das partes de maior extensão e de maior largura. Adicione a essas medidas a profundidade do lago e mais 60 cm para descobrir o tamanho que o forro deverá ter. No ponto mais comprido, você deverá ter medidas como 3 m de extensão e 1,5 m de profundidade; no ponto mais largo, a medida deverá ser semelhante a 1,5 m de largura por 1,5 m de profundidade.
Projetando o lago
-
Escave o poço. Em vez de fazer um buraco abrupto semelhante ao de uma piscina, faça laterais com inclinações graduais. Se deseja que o lago tenha plantas aquáticas para as trutas, deixe uma plataforma com apenas 30 cm de profundidade nas beiradas do lago.
-
Forre o poço com a massa impermeabilizante para evitar vazamentos. Ela não deverá ter rugosidades e irregularidades.
-
Coloque o forro de plástico preto por cima da massa. Lojas especializadas vendem forros de plástico ou borracha pretos para esse fim específico. Aplique de forma que ele fique sem rugosidades e irregularidades.
-
Coloque pedras ou alguma cobertura nas beiradas do lago para fixar o forro. Se for necessário, prenda-as com argamassa.
-
Coloque a bomba e o filtro dentro do lago. Sempre siga as instruções do fabricante, pois alguns tipos de bombas têm que ser colocados do lado de fora. A bomba e o filtro são necessários para manter a água devidamente oxigenada e têm que ser capazes de processar grandes volumes de água.
A construção
Dicas
- Se você vive em uma área muito fria, onde a água pode congelar, escave um poço mais fundo para evitar o problema.
- A manutenção de lagos maiores é mais fácil.
- Sempre aplique forros e massas impermeabilizantes aprovadas por distribuidores profissionais. Isso irá evitar problemas de vazamento e poluição no lago.
Aviso
- O lago pronto provavelmente parecerá menor que o imaginado.
- As trutas irão morrer se a água não estiver bem oxigenada.
O que você precisa
- Fita métrica
- Papel
- Lápis
- Pá ou mini trator
- Bomba
- Filtro
- Tesoura
- Forro para lagos
- Massa impermeabilizante
- Pedras
- Argamassa