Contente
O odor emanado de compostagens não vai deixar o seu jardim com um cheiro dos melhores, mas as compostagens são benéficas ao meio-ambiente. A maneira apropriada de fazer uma compostagem, sem deixar um odor marcante, é usar o seu canteiro de flores ou lixo na pilha de compostagem para enterrar os restos de comida, de modo que não haja desprendimento de mau cheiro. Acrescentar vermes à compostagem também pode ser útil, desde que eles degradem os restos alimentares. Com algumas dicas e orientações, você pode usar métodos diferentes para reduzir o odor da compostagem.
Instruções
Área de compostagem (wheelbarrow and bins image by Horticulture from Fotolia.com)-
Comece a fazer a compostagem da forma correta. Algumas pessoas não sabem direito como realizar o processo, e como resultado criam pilhas de lixo malcheirosas na frente do jardim que nunca serão decompostas. A pilha de compostagem deve ser formada em um metro cúbico de área disponível. Essa área deve ser composta por galhos, folhas secas e lixo (matéria marrom) e restos de comida, folhas verdes e frutas velhas (matéria verde), na proporção de 2:1. Se houver muita matéria verde, a decomposição será reduzida, o que vai fazer com que o odor da compostagem fique mais acentuado.
-
Organize a compostagem. Nem todos os produtos alimentícios servirão para serem utilizados nesse processo. Por exemplo, ovos e carnes não devem fazer parte da compostagem. Carnes cruas e bolorentas exalam um odor fétido e não se decompõem rapidamente. Ossos e fezes de animais domésticos também devem ser excluídos.
-
Ventile a pilha de compostagem corretamente. Revolver a pilha de compostagem com regularidade, usando uma escavadora ou uma pá, poderá ajudar na aeração. Para isso, traga matéria marrom ou lixo da parte inferior para a parte superior cobrindo a nova matéria verde. Faça isso toda semana para minimizar os possíveis odores.
-
Use vermes. Os vermes podem digerir os restos alimentares presentes na compostagem. Deixe o material semi-úmido, mas não muito molhado, porque senão os vermes vão se afogar com o excesso de água. Acrescente novos vermes a cada mês. Se você observar algum deles rastejando para longe da compostagem, verifique se o solo não está muito úmido. Cerca de vinte e quatro vermes será o suficiente para que o processo de digestão da compostagem aconteça.
-
Evite agregar muitos restos de comida à sua pilha de compostagem. Isso irá reduzir o processo de decomposição e levar a um odor fétido. Evite também adicionar esses restos de comida todos os dias; fazer isso apenas uma vez por semana, com a devida ventilação (revolver a compostagem) irá reduzir e, finalmente, eliminar o odor da compostagem, se tudo for realizado corretamente.
O que você precisa
- Matéria marrom (folhas secas, galhos, lixo)
- Matéria verde (folhas verdes, restos de comida, frutas)
- Escavadora ou pá de jardim
- Vinte e quatro vermes