Contente
Os dentes e gengivas do seu cão são bem semelhantes aos seus. Embora eles tenham menos bactérias bucais que os humanos, quase 85% dos cães adquirem alguma doença na gengiva por volta dos três anos de idade.
Cães podem ter infecções nas gengivas (Image by Flickr.com, courtesy of Thomas)
Dentes
A saliva se mistura com as bactérias na boca para formar placas nos dentes, que acabam formando tártaros e irritando a gengiva, causando a gengivite. Dentes quebrados também podem causar infecções nas raizes e nas gengivas.
Efeitos
O tártaro bloqueia o oxigênio nos dentes, e sua bactéria pode destruir não só os dentes, mas também os tecidos da gengiva e o osso que circunda o dente. Se não verificada, a mandíbula do seu cão pode quebrar pelo dano.
Bactéria
Em doenças periodônticas severas, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea e prejudicar o coração e outros órgãos.
Sintomas
Os sintomas das doenças que atacam as gengivas incluem dentes amarelados ou marrons, gengivas sangrando, vermelhidão, e gengivas separadas dos dentes e inchadas. O cão também poderá ter dificuldade para respirar, pode evitar comer, cuspir a comida pra fora da boca enquanto estiver comendo ou perder os dentes.
Prevenção
Escovar os dentes do cão é a melhor maneira de prevenir doenças nas gengivas. Não use cremes dentais usados por humanos. Alguns produtos que contenham hexametafosfato de sódio podem ajudar a prevenir e remover as placas durante a limpeza.
Escovar os dentes é a melhor prevenção (Image by Flickr.com, courtesy of get directly down)Tratamento
Os cães precisam ter o tártaro removido por um veterinário regularmente. A Associação Hospitalar Americana de Animais também recomenda selantes de flúor ou tratamentos repelentes de placas.