Contente
O gato está agindo de forma estranha, mas você não sabe por que. Ele está miando muito, a cauda dele está eriçada e ele está o olhando com raiva. O comportamento está diferente, mas você não consegue entender o motivo. Já que não podemos falar com animais (bem, a maioria de nós não pode), nos esforçamos para descobrir o que eles precisam e o que eles estão tentando nos dizer. Neste artigo você encontrará alguns segredos revelados sobre como saber se o seu gato está estressado.
Instruções
Gatos também podem sofrer stress (Thinkstock/Comstock/Getty Images)-
Determine se a personalidade do seu gato mudou drasticamente. Você tem um gato extrovertido e amigável que tem se escondido ultimamente? Você tem um gato distante que de repente está precisando de mais atenção? Esses sinais também podem ser o resultado de uma doença, mas é mais provável que o seu gato esteja estressado com alguma coisa e está pedindo ajuda ao mudar de comportamento.
-
Observe se o gato está se limpando e se lambendo obsessivamente. Os gatos são limpadores naturais, então faz sentido um gato estressado ser um pouco mais exigente com sua autolimpeza.
-
Teste o apetite do seu gato ao manter a bacia de comida cheia e disponível. A maioria dos gatos vai se alimentar se estiverem se sentindo bem. Porém, se o gato não tiver interesse algum na comida, ele pode estar passando por stress.
-
Avalie o nível de agressão do gato. Comportamento agressivo contra outros gatos ou pessoas é um sinal claro de stress.
-
Monitore os miados. Se seu gato costuma miar bastante, isso vai ser difícil. Gatos que miam muito geralmente estão estressados. Esse é um bom sinal para os donos, pois significa que o gato está tentando vocalizar seu stress.
-
Considere as últimas semanas de atividade na casa. Os gatos detestam mudanças. Você se mudou recentemente? Adicionou ou subtraiu algum membro da família ou animal? Teve visitantes de fora? A mudança de ambiente é o principal fator de stress para um gato.
Instruções
Dicas
- Varejistas da internet e pet shops oferecem remédios redutores de stress para gatos. O spray aliviador de stress também está disponível para compra. Esses sprays liberam feromônios no ar, que ajudam o gato a se acalmar e relaxar.
- Consulte um veterinário se você não estiver muito seguro quanto ao comportamento do seu gato. Às vezes os gatos são completamente aleatórios e deixam você perplexo. Um bom veterinário pode ter uma resposta imediata.
Aviso
- Se o seu gato estiver agindo de forma realmente estranha, não hesite em levá-lo a um veterinário! Um gato estressado é uma coisa, mas um gato seriamente doente ou machucado é outra bem diferente. Melhor prevenir do que remediar.