Contente
Vários fatores fazem a comida grudar na frigideira: a panela não estar suficientemente quente, não ter óleo o bastante, a comida estar muito molhada, quando colocada na panela, ou o cozinheiro mexer muito na comida ao fritar justamente para evitar que grude. Algumas orientações simples - fritar em uma frigideira quente com óleo quente, usando uma panela limpa, pré-aquecida - podem aliviar o problema dos alimentos que grudam.
Instruções
Colocar comida fria em uma panela fria, fará com que ela grude e queime conforme ambos esquentam (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)-
Tire a comida da geladeira alguns minutos antes de preparar e deixe que ela fique em temperatura ambiente. A umidade da condensação fará com que a comida grude na frigideira.
-
Seque proteínas com papel toalha antes de prepará-las. Isto removerá a umidade da superfície, impedirá o escurecimento do alimento e prevenirá que grude.
-
Pré-aqueça uma panela com óleo frio e deixe-os chegarem a uma temperatura adequada ao mesmo tempo. A adição de óleo frio a uma panela quente provoca respingos e queimaduras. Você também pode adicionar óleo quente a uma panela quente, no entanto, cozinhas domésticas raramente têm óleo quente à mão, ao contrário das profissionais.
-
Não encha muito a panela. Muita comida no recipiente diminui sua temperatura em geral e, em vez de fritar, o alimento é cozido no vapor. Isso também evita o escurecimento e não deixa que grude.
-
Deixe a comida fritar sem ficar mexendo demais. Só mexa se estiver refogando e mesmo assim a comida deverá entrar em contato com a panela para fritar. Por isso, refogados são normalmente pequenos e finos.
-
Limpe e seque a panela cuidadosamente após o uso. Partículas e outros detritos deixados farão com que alimentos grudem a eles.
Dicas
- Sempre pré-aqueça a panela antes de usar. Isso não só permite que a comida possa dourar de forma adequada, como a polimerização do óleo com os átomos do metal e "preenche" falhas microscópicas na superfície do recipiente.