Contente
Um aquário quente demais significa um desastre certo para os peixes e corais. Água aquecida perde oxigênio, fazendo os seres vivos sufocarem. A solução melhor e mais óbvia é comprar um resfriador para seu aquário. No entanto, resfriadores são caros para comprar e manter, então, se seu tanque estiver apenas poucos graus acima da temperatura ótima, e apenas durante os dias mais quentes do verão, existem opções mais baratas que podem ser exploradas antes de gastar com um resfriador.
Um aquário quente demais significa um desastre certo para os peixes e corais (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)
Resfrie a área
Para ajudar a reduzir a temperatura da água, o cômodo onde está o tanque deve ser mantido resfriado. Configure o ar-condicionado no cômodo onde está o aquário. Remova a tampa do tanque (você pode cobrir o topo com uma tela para prevenir que os peixes saltem) e direcione um ventilador para soprar suavemente sobre a superfície da água. Desligue as luzes do tanque na parte mais quente do dia, pois as luzes fornecem calor. Se seu equipamento estiver em um armário, abra as portas, permitindo que o calor das bombas escape.
Mantenha a água circulando
Mantenha a água circulando com a ajuda de uma bomba forte, e bem aerada com o auxílio de um aparelho de bolhas. A água circulante é mais fria do que a água parada, e água com muito oxigênio dissolvido evita que os animais sufoquem em dias quentes.
Gelo
Um truque que alguns aquaristas usaram para criar um "resfriador" barato é utilizar um pequeno tubo de filtro com o motor na parte de cima e mergulhar a metade inferior do cano em um balde de gelo. No entanto, nesse método, há o risco de que a temperatura flutue demais se você usar muito gelo ou não substituí-lo no intervalo apropriado. No caso de um blecaute temporário ou de quebra do resfriador, você pode usar temporariamente um saco de gelo no aquário. Certifique-se de não deixar a temperatura variar bruscamente, sob risco de colocar os animais em um stress fortíssimo.