Contente
- Quais ingredientes são tóxicos?
- Quais são os sintomas de envenenamento por teobromina?
- Considerações
- Meu cão pode ficar doente comendo fertilizantes?
- Aviso sobre cascas de cacau
Enquanto a maioria dos fertilizantes contém ingredientes que podem ser tóxicos aos cães em sua forma pura, o produto não costuma conter uma concentração grande o suficiente para prejudicar o animal. Esse artigo usa como exemplo o fertilizante da marca americana Espoma.
Fertilizantes são seguros para animais, incluindo cachorros (Image by Flickr.com, courtesy of Lali Masriera)
Quais ingredientes são tóxicos?
Um ingrediente no fertilizante é o extrato de cacau, que pode conter traços de teobromina. Esse é o componente do cacau que é tóxico para cães e é abundante no chocolate, outra substância que os cachorros não podem consumir de maneira nenhuma.
Quais são os sintomas de envenenamento por teobromina?
Também conhecida como "enjoo de chocolate", os sintomas do envenenamento por teobromina em cães incluem vômito, aumento nos batimentos cardíacos, espasmos musculares, convulsões e morte. A toxicidade varia de acordo com o tamanho do cão e a quantidade ingerida.
Considerações
O extrato de cacau só é adicionado como parte do fertilizante depois de passar por um processo que remove praticamente toda a manteiga de cacau. Como a teobromina é encontrada principalmente nessa parte do extrato, o processo deve eliminar praticamente todos os traços da substância.
Meu cão pode ficar doente comendo fertilizantes?
A fabricante Espoma afirma que um cão precisa comer mais do que o seu peso corporal para ingerir uma dose próxima de tóxica. Como o extrato de cacau é menos do que 10% do volume total do fertilizante, existe uma chance muito pequena de envenenamento. Essa quantidade pode variar de acordo com o fabricante, mas todas costumam ser seguras. Verifique o rótulo da embalagem para identificar a porcentagem de extrato de cacau no fertilizante.
Aviso sobre cascas de cacau
Proprietários de cães devem evitar o uso de serragem ou terras que contenham cascas de cacau. A casca normalmente não passa pelo processo de extração da manteiga, portanto quantidades significativas de teobromina podem estar presentes e envenenar um cachorro.