Contente
As teclas de função "F1", "F2", "F3" e "F4" têm várias possíveis funções em diferentes computadores e sistemas operacionais. Todas as versões do Linux combinam o uso das teclas "Alt" e "Ctrl" junto o das teclas de função "F1" a "F4", para ações de mudança de terminal e várias funções de interface gráfica. O que exatamente ocorre ao pressionar apenas as teclas de função depende da distribuição do Linux que você utiliza.
Algumas distribuições do Linux utilizam as teclas F1, F2, F3 e F4 para funções como copiar, colar e salvar (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)
Definição
Os termos F1, F2, F3 e F4 referem-se às primeiras quatro teclas de função localizadas à direita da tecla "Esc", no canto superior esquerdo de um teclado padrão. Dependendo do tipo de distribuição do Linux que você utiliza, há várias funções que essas teclas podem realizar. Há, contudo, certas funções padrão que poderá realizar apertando-as em conjunto com as teclas "Ctrl" e "Alt".
Alternar terminais
Alternar terminais é o uso principal das teclas "F" no Linux. O sistema operacional permite até seis terminais abertos simultaneamente; para usuários do Windows, esses terminais se parecem com o prompt de comando do Windows. Caso segure as teclas "Ctrl" e "Alt" e pressione "F1", o sistema operacional esconderá qualquer interface gráfica aberta e mostrará o primeiro terminal aberto. Segurar "Ctrl" e "Alt" e pressionar F2, F3, F4, F5 ou F6 exibirá os terminais de dois a seis, respectivamente. Para retornar à interface gráfica ativa, você pode segurar as teclas "Ctrl" e "Alt" e pressionar F7.
Funções ALT
Há várias funções padrões do Linux que podem ser acessadas segurando a tecla "Alt" e pressionando as teclas de função de F1 a F4. Pressionar "Alt" e "F1" mostrará o menu KDE, que permite o acesso aos aplicativos instalados -- uma função equivalente ao "Menu Iniciar" do Windows. Pressionar "Alt" e "F2" abrirá um painel de comando; pressionar "Alt" e "F3" abre um menu de comandos. Caso deseje fechar um programa, é possível pressionar "Alt" e "F4" para encerrar, imediatamente, a janela em exibição.
Funções de distribuições específicas
Dependendo da sua distribuição do Linux, você pode descobrir que pressionar apenas as teclas de função podem gerar resultados diferentes. Em algumas formas do Linux, pressionar essas teclas pode resultar em nada; em outras, como a SSR, elas ativam famosas funções de arquivo, como abrir, salvar, copiar e colar. Para obter informações sobre o que as teclas de função realizam em sua distribuição do Linux, consulte o guia do usuário.