Contente
A estrela-do-mar não é um peixe, mas sim um equinodermo, semelhante às bolachas-da-praia e aos ouriços-do-mar. Seu nome científico é Fromia milleporella. Ela vive até 35 anos em seu habitat natural.
A estrela-do-mar pode ter até 40 braços (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)
Características físicas
A estrela-do-mar vermelha pode ter vários tons de vermelho, com muitos poros pretos em sua superfície óssea calcificada. Seu exterior duro e sua cor vermelha brilhante protegem-na da maioria dos predadores. Ela não tem cérebro. Uma estrela-do-mar normal mede 30 cm de braço a outro. A maioria dessas criaturas tem cinco braços, mas pode ter até 40. Um sensor semelhante a um olho situa-se na extremidade de cada apêndice. Ela possui um sistema de sucção, que origina-se da madreporita, um lugar localizado no meio do seu corpo. A madreporita é como uma bomba que puxa a água do mar para o corpo do animal e ao longo de vários canais presentes no corpo. Ela usa essa sucção para se mover ao longo do fundo do mar, agarrando-se em superfícies. Elas também são úteis para abrir as conchas dos moluscos, das ostras e das amêijoas.
Habitat
A estrela-do-mar vermelha é um animal marinho. Elas não podem viver em água doce e algumas vivem em água salobra. Ela dificilmente se reproduz em um aquário, pois é difícil distingui-la entre macho e fêmea, tornando a vida no aquário limitada. Ela geralmente vive sozinha, mas tolera outras estrelas-do-mar de sua própria espécie.
Alimentação
A estrela-do-mar tem uma maneira bastante incomum de se alimentar. Ela empurra seu estômago através da boca, expelindo fluidos digestivos que quebram a carne de sua presa. Em seguida, suga o alimento de volta para o seu corpo. Ela tem um apetite muito saudável, consumindo tanto quanto uma dúzia de pequenos moluscos em uma semana. Quanto mais ela come, maior ela fica.
Fatos incomuns
A característica que a estrela-do-mar tem que outros animais invejam é a sua capacidade de regenerar seus membros. Isso é possível porque a maioria dos seus órgãos vitais está contido nos seus braços. Algumas delas precisam do órgão central para estarem inteiras, enquanto outras podem até mesmo voltar a crescer a partir de parte de um membro amputado. Ela também não tem cérebro e não tem sangue. Com o seu sistema nervoso existente em seus braços, o único fluido semelhante a sangue que ela tem é a água do mar filtrada.