Contente
Os Dachshunds miniatura são definidos pela American Kennel Club (AKC) como Dachshunds que pesam até 5 kg. Estes pequenos cães normalmente crescem cerca de 12 a 18 cm de altura e exibem o corpo longo e pernas curtas como todos os cães desta raça. O AKC não o considera como uma raça separada, mas sim uma variação.
"Um Dachshund é meio cão de altura e um cão e meio de comprimento." - H.L. Mencken (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
História
O Dachshund foi criado pela primeira vez no século 16 na Alemanha, como um cão de caça. O termo "dachshund" significa "cão texugo" em alemão. Os cães eram usados para entrar na toca de um texugo e arrastá-lo para fora. O perfil longo e baixo foi um ajuste perfeito para este tipo de caça. Na verdade, eles são considerados um dos menores cães deste tipo existentes.
Sentidos
O Dachshund miniatura tem os sentidos de um caçador experiente. O nariz do cachorro é capaz de captar aromas de até uma semana para rastrear e seguir. Sua audição é quatro vezes mais sensível que a de um ser humano. A língua não tem papilas gustativas e é provável que o cão coma uma grande variedade de itens, alguns dos quais não são alimentos. Sua visão tem pontos fortes e fracos: os olhos de um Dachshund podem detectar movimentos a grandes distâncias e ver bem com pouca luz, mas tem dificuldade para focar em itens próximos e enxerga em cores muito limitadas.
O segredo das pernas curtas
A condição de hipocondroplasia em humanos é uma condição em que os membros do indivíduo são anormalmente curtos. Esta é uma mutação genética de um gene determinado. Todos os Dachshunds, juntamente com os corgis, os sbasset hounds e a raça Pequinês, tem o encurtamento de suas pernas devido a uma única mutação genética que ocorreu há milhares de anos, de acordo com o site Times Online. Esta mutação cria um gene adicional, o qual interfere com o desenvolvimento normal do osso durante o desenvolvimento embrionário.
Donos famosos de dachshunds
Vários indivíduos famosos tiveram Dachshunds em um momento ou outro. Políticos que possuíram cães da raça incluem o ex-primeiro-ministro francês Maurice Couve de Murville, a rainha Vitória da Inglaterra e Adlai Stevenson, ex-governador de Illinois e candidato à presidência dos EUA. Muitos atores e atrizes famosos, como John Wayne, James Dean, David Hasselhoff e Joan Crawford, foram proprietários de Dachshunds. Artistas que tiveram estes cãezinhos incluem Pablo Picasso, EB White e Dorothy Parker.