Fatores internos e externos que regulam o sistema cardiovascular

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 9 Abril 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
SISTEMA CIRCULATORIO - CARDIOVASCULAR explicado FÁCIL: anatomía y fisiología
Vídeo: SISTEMA CIRCULATORIO - CARDIOVASCULAR explicado FÁCIL: anatomía y fisiología

Contente

O sistema cardiovascular é controlado por mecanismos internos do corpo. No entanto, fatores externos podem provocar alterações na frequência cardíaca ou causar a dilatação ou constrição dos vasos sanguíneos. Sob circunstâncias normais ou estressantes, os fatores internos que regulam o sistema cardiovascular interagem com outras partes do corpo para determinar as respostas apropriadas.


Estímulos externos fazem com que os mecanismos internos alterem a frequência cardíaca e a pressão arterial (Heart beat chart image by Sophia Winters from Fotolia.com)

Fatores internos

Internamente, o sistema cardiovascular é controlado por três vias principais. A autorregulação é o meio normal pelo qual o corpo regula a frequência cardíaca. Se o fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido for diminuído ou obstruído, o corpo trabalha por conta própria para, em questão de minutos, corrigir este problema. Se essa ação não for bem sucedida, o corpo assume duas outras vias. Hormônios são secretados na corrente sanguínea quando alterações a longo prazo são necessárias na circulação, como ocorre quando o corpo desvia o sangue para os tecidos com maior demanda, rompendo uma embolia ou estimulando o desenvolvimento de células do sangue. A integração neural e os receptores desempenham um papel ativo nas alterações cardiovasculares de curto prazo. Os barorreceptores detectam alterações nas pressões arterial e venosa. Os quimiorreceptores detectam alterações na química do sangue — fatores como pH e saturação de oxigênio. Todos os mecanismos internos do controle cardiovascular agem em resposta a estímulos externos.


Fatores externos

O sistema cardiovascular regula o fluxo sanguíneo para os tecidos conforme as necessidades durante diferentes situações externas. Sob altos níveis de estresse, a secreção hormonal faz com que o sangue seja desviado para os músculos e para longe de outros tecidos imediatamente menos importantes. Além disso, os barorreceptores nos vasos sanguíneos causam a sua dilatação ou constrição dependendo dos tecidos que alimentam. São várias as situações de estresse. Quando uma pessoa está em perigo, realiza exercícios ou tem relações sexuais, sua frequência cardíaca é elevada. Em situações de perigo e durante a prática de atividades físicas o sangue é desviado para os músculos esquelético e cardíaco e o fluxo sanguíneo para órgãos como o estômago e os intestinos diminui. O sono é outro fator externo que altera a função cardiovascular, assim como o condicionamento físico do indivíduo. Ambos causam uma diminuição na frequência cardíaca; no entanto, a diminuição durante o sono é apenas temporária.


Doença

A doença é outro fator que afeta a regulação da função cardiovascular. O grau de interferência depende do tipo de enfermidade. Condições como a doença pulmonar obstrutiva crônica e a doença arterial coronariana causam o aumento geral da frequência cardíaca e da pressão arterial de repouso. Algumas arritmias podem causar uma diminuição perigosa da frequência cardíaca de repouso. Infecções causadas por vírus ou bactérias também podem causar alterações graves e de longa duração na função cardiovascular.

A gordura da parte interna da coxa é conhecida por er difícil de queimar. Embora nenhum exercício poa enrijecer a flacidez dea região, o profiionai do treinamento eportivo dizem qu...

Treino com saco de areia para abdômen

Monica Porter

Novembro 2024

Uar um aco de areia (aco de boxe) é uma da maneira mai eficaze de e coneguir um treino rápido para todo o corpo. Independentemente do eu objetivo peoai e deejo epecífico, um exercí...

Novas Publicações.