Contente
- Estrutura e características físicas
- Funções
- Efeitos da testosterona excessiva
- Efeitos da baixa testosterona
- Doenças e condições que reduzem a testosterona
A testosterona é o hormônio mais importante para determinar as características sexuais nos homens. Ela determina se um bebê se transformará em uma menina ou em um menino. No sexo masculino, a testosterona é produzida principalmente nos testículos. Nas mulheres, é produzida principalmente nos ovários. As pequenas quantidades do hormônio são produzidas nas glândulas suprarrenais em ambos os sexos.
A testosterona é o hormônio mais importante para determinar as características sexuais em homens (gender simbol image by Nataliya Galkina from Fotolia.com)
Estrutura e características físicas
A testosterona é composta de carbono, hidrogênio e oxigênio. O peso molecular da testosterona é 288,4 e o nome químico do hormônio é 17beta-hidroxi-androst-4-en-3-ona. Ela toma a forma de cristais sólidos ou de pó cristalino e tem uma coloração branca ou ligeiramente cremosa e esbranquiçada.
Funções
Nos homens, a testosterona desempenha um papel no desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos (os pênis e os testículos), o crescimento dos ossos, a produção de esperma, o engrossamento da voz, o desenvolvimento de pelos faciais e púbicos, bem como o desejo sexual ou libido. Nas mulheres, a testosterona é pensada para desempenhar um papel na função dos ovários, na resistência óssea e no comportamento sexual.
Efeitos da testosterona excessiva
Ter excesso de testosterona natural não é um problema comum entre os homens. A maioria do que se sabe sobre os efeitos dos níveis excessivos de testosterona vem de estudos realizados sobre aqueles indivíduos que tomam esteroides anabolizantes ou aumentam artificialmente os níveis de testosterona. Os altos níveis de testosterona podem causar inúmeros problemas em homens. Estes incluem pressão alta, colesterol elevado, elevado risco de coágulos de sangue, risco elevado de ataque cardíaco, dano ao músculo cardíaco, aumento da próstata e doenças do fígado. Além disso, o excesso de testosterona pode levar à baixa contagem de espermatozoides, diminuição dos testículos e até mesmo impotência. Nas mulheres, a testosterona excessiva pode levar a muitos dos problemas acima mencionados, bem como uma diminuição no tamanho da mama e o engrossamento da voz.
Efeitos da baixa testosterona
Existe um número de problemas associados aos níveis de testosterona que são muito baixos. Nos homens, os problemas podem incluir perda de massa muscular, a osteoporose (juntamente com um aumento do risco de fratura), irritabilidade, falta de concentração e depressão. Além disso, os homens com baixos níveis de testosterona podem sofrer de baixa libido, a contagem de espermatozoides reduzida, infertilidade e impotência. Entre as mulheres, os baixos níveis de testosterona podem levar a resistência óssea mais baixa, baixa libido e depressão.
Doenças e condições que reduzem a testosterona
Nos homens, os níveis de testosterona podem ser reduzidos por uma lesão direta nos testículos, o tratamento com radiação e infecção ou tumores dos testículos. Além disso, o HIV/AIDS pode reduzir os níveis de testosterona nos homens. Nas mulheres, a deficiência de testosterona pode ser causada por doenças da hipófise, hipotálamo ou glândulas suprarrenais. Além disso, a terapia com estrogênio reduz a quantidade de testosterona livre e ativa no corpo de uma mulher.