Contente
Cultivar tomates pode ser gratificante e fácil, mas você deve prestar muita atenção aos seus tomateiros e dar-lhes o cuidado necessário para sobreviver. Você terá de avaliar com cuidado a quantidade de água que eles necessitam diariamente e perceber sinais evidentes de desequilíbrio se estiver regando as plantas pouco ou em excesso.
Instruções
Tomates perfeitos requerem uma quantidade adequada de água (vine ripened tomatoes image by Brett Mulcahy from Fotolia.com)-
Verifique a umidade do solo em que os tomateiros estão sendo cultivados. Olhe para o solo para ver se apresenta poeira ou rachaduras. Sinta-o com os dedos para descobrir se ele está duro. Você precisa fornecer mais água às plantas se perceber algum destes sinais. Se houver água parada ou se o solo estiver molhado quando você afunda os dedos nele, permita que as plantas absorvam mais água antes de regar de novo.
Solo rachado é um sinal claro de secura e pouca irrigação (Ground image by Mykola Velychko from Fotolia.com) -
Sinta as hastes dos tomateiros. Se estiverem flácidas e moles, você está colocando água demais nas plantas. Além disso, uma descoloração amarela do caule sugere que tenham sido regadas demais. Se os caules estiverem quebradiços ou escuros, as plantas precisam de mais água.
Um tronco verde e firme é um sinal de consumo de água adequado (Green Tomato image by toolboxdesign from Fotolia.com) -
Olhe para as folhas do tomateiro. Semelhante às hastes, o amarelado pode ser um sinal de excesso de rega ou de respingos sobre as folhas. Se estiverem marrons e quebradiças, você não está regando o suficiente.
Verifique as folhas dos tomateiros (tomato plants image by JLycke from Fotolia.com) -
Verifique se a pele do tomate está partida. Se estiver, é um sinal de excesso de água de uma só vez. Pare de regar e permita que o excesso de água penetre no solo. Verifique também se há flores podres, que se encontram na parte inferior do tomate. Esse é um sinal de rega irregular.
Procure aberturas na pele do tomate (tomato image by Christopher Walker from Fotolia.com)