Contente
As indústrias Kawasaki foram fundadas em 1878 por Shozo Kawasaki. A marca desenvolveu-se consideravelmente e já possui diversas "holdings", tais como centros de distribuição e fábricas ao redor do mundo. A Kawasaki lançou o jet ski em 1973 e vários modelos - como o ZXI 900, de 1995 - foram criados na busca pelo desenvolvimento avançado de veículos aquáticos pessoais.
Jet skis são muito usados de forma recreacional e em salvamentos (jet ski, image by razorconcept from Fotolia.com)
Motor
O ZXI 900 de 1995 é primeiro modelo com três cilindros fabricado pela Kawasaki. O modelo possuía um motor de dois tempos, com válvulas de palhetam de 891 cc e um virabrequim a 120º que rodava suavemente. À época, o motor continha avanços em comparação ao modelo anterior, o ST, de 1994. Três carburadores, com a admissão feita por três válvulas de palhetas, deram a este modelo boa performance em altas rotações e respostas rápidas em baixas velocidades.
Características
O jet ski ZXI 900 apresenta um bocal de direção operado eletricamente, tornando simples reposicionar o ângulo do bocal para adaptar-se às condições de condução atuais. O modelo também vinha com retrovisores ajustáveis, ignição eletrônica digital, uma chave de ignição magnética e a prova d'água e uma hélice de aço inoxidável com três lâminas.
Outros modelos de 1995
O Kawasaki 750 ZXi possui basicamente a mesma tecnologia, assim como o casco idêntico ao do 900 ZXi. Ele tem um motor de 743 cc e menos potência, mas é mais leve que o 900 ZXi.
O 750 SXi, também lançado em 1995, é uma versão atualizada do 750 SX. É um modelo "stand up" com um motor de dois cilindros, bocal de direção de alumínio e hélice de três lâminas de aço inoxidável.
O último modelo lançado em 1995 foi o STS, de três lugares, que possuía casco reforçado de fibra de vidro, marcha ré, motor de dois cilindros com carburador duplo.