Contente
Escreva fórmulas para compostos iônicos com a certeza de saber que eles estão sempre com carga neutra. Isso pode fazer seu trabalho ficar mais fácil. Muitos elementos formam somente um tipo de íon e tem uma carga previsível. Se você colocar carga de íons previsíveis juntas, é possível determinar quantos íons há no composto. Veja um pouco mais para entender.
Instruções
Como escrever fórmulas de ions (chemistry work image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)-
Observe como compostos iônicos são formados de íons positivos e negativos. Por exemplo, NaCl é composto de sal e cloro. Na é sempre +1 e Cl é sempre -1.
-
Some as cargas dos íons positivos e, separadamente, some as cargas dos íons negativos. Cada um será igual ao outro. Olhe para o CaCl2, por exemplo. Ca sempre tem a carga de +2. Cl continua com a carga -1 de sempre. Você precisa de dois Cl e um Ca para tornar a fórmula neutra. Esteja certo de escrevê-la da forma mais simplificada para cada íon.
-
Verifique os recursos para a ligação de íons das cargas previsíveis. Use uma lista como essa para ajudar a escrever fórmulas para compostos iônicos. Nem todos os íons são previsíveis, mas muitos deles são fáceis de calcular.
-
Comece com um composto iônico que é formado por alumínio e oxigênio, por exemplo. Cheque sua tabela, e verá que a carga do alumínio é A3+. Já a carga do oxigênio é O2-.
-
Lembre-se de que a carga deve ser neutra. Ache os menores fatores comuns para chegar na carga neutra. Ela precisa ser 6 em cada. Se você multiplicar alumínio por 2, vai chegar a 6+. Se multiplicar oxigênio por 3, chegará a -6. Isso nos dará uma carga neutra para o composto iônico Al2O3.