Contente
A verdadeira origem do Credo dos Apóstolos é desconhecida. Alguns acreditam que ele foi escrito pelos apóstolos 10 dias após a ascenção de Jesus aos céus, tendo cada homem contribuído com um dos 12 artigos. Certas denominações cristãs, em especial a Igreja Católica, usam esta oração em suas liturgias. Ela faz parte do rito católico de batismo. Aprender e compreender o Credo dos Apóstolos pode ser uma parte valiosa da educação e formação religiosa de uma criança.
Instruções
Crianças podem aprender muitas orações e credos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)-
Passe por todos os 12 artigos e explique o que cada um significa. Divida os 12 artigos em grupos de três, quatro e cinco. Você pode ensinar muito sobre o credo na forma de uma história, começando com os três primeiros artigos. Por exemplo, o primeiro artigo é sobre Deus ser o criador do céu e da terra. O segundo artigo é sobre Jesus, seu filho, o Senhor. O terceiro artigo explica que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Em resumo, ensine às crianças que os três primeiros artigos nos falam sobre Deus, Jesus, o Espírito Santo e a Virgem Maria.
-
Explique que os próximos quatro artigos contam o que aconteceu com Jesus. O quarto artigo afirma que Ele padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, sepultado e desceu à mansão dos mortos. O quinto artigo afirma que no terceiro dia, Jesus ressuscitou dos mortos, e o sexto artigo explica que Ele subiu aos céus e que agora está sentado à direita de Deus. O sétimo artigo afirma que ele irá julgar os vivos e os mortos.
-
Ensine às crianças que os últimos cinco artigos afirmam a crença no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, no perdão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna.
-
Faça as crianças recitarem o credo juntas diariamente. A repetição é uma excelente maneira de ensinar e aprender. Pedir que elas escrevam o credo também é útil. Quanto mais eles recitarem o Credo, mais fácil será para lembrar-se dele; e se eles entenderem os artigos, o texto será significativo para eles.
-
Peça que uma criança recite a primeira linha, seguida por outra criança recitando a segunda linha e assim por diante até o final do Credo. Isto ajudará você a identificar quais crianças aprenderam bem a oração e quais precisam de mais prática.
-
Teste os conhecimentos das crianças pedindo que cada uma delas recite o Credo sozinha. Você pode optar por pedir que a cada dia uma criança diferente recite a oração até que todas elas tenham tido a oportunidade de dizê-lo.