Contente
- Efeitos colaterais comuns
- Insônia
- Dores de cabeça
- Ganho de peso
- Boca seca
- Pensamentos suicidas
- Efeitos colaterais subsequentes à retirada do medicamento
O Lexapro é um antidepressivo indicado para o tratamento da depressão grave e dos transtornos de ansiedade. Esse medicamento apresenta efeitos colaterais comuns que normalmente desaparecem com o tratamento continuado. Existem, no entanto, alguns efeitos colaterais menos comuns que podem não desaparecer e dificultar a continuação do medicamento.
O Lexapro é um antidepressivo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Efeitos colaterais comuns
Os efeitos colaterais comuns do Lexapro geralmente desaparecem após algumas semanas de tratamento e incluem: náuseas, dores de cabeça, impotência, ganho ou perda de peso, sonhos vívidos e fadiga. Tonturas, boca seca e insônia também têm sido relatados.
Insônia
A insônia é um efeito colateral comum do Lexapro que pode ser bastante inoportuno. Melhorar os hábitos de sono ajudará a combater essa reação adversa, O paciente não deve ingerir cafeína ou álcool até seis horas antes de dormir, nem deve se exercitar até duas horas antes de ir para a cama. Manter o quarto fresco e escuro ajuda a criar uma atmosfera relaxante. Tomar um banho morno ou ler poderá induzir o sono.
Dores de cabeça
Uma pequena percentagem dos pacientes que usam o Lexapro reclama de dores de cabeça, incluindo enxaquecas. Analgésicos podem ajudar, mas se a dor for muito forte, o paciente deve discutir o sintoma com o médico. As dores de cabeça podem desaparecer com a continuação do tratamento, mas, se não o fizerem, será necessário suspender a medicação.
Ganho de peso
O ganho de peso pode ser um efeito colateral do Lexapro e da maioria dos antidepressivos. Comer de forma saudável e controlar a quantidade das porções poderá ajudar a minimizar o ganho de peso. Faça exercícios físicos durante, pelo menos, trinta minutos por dia para ajudar a reduzir o apetite e a tensão.
Boca seca
Um efeito colateral comum, mas não menos sério, é a boca seca. Mascar chiclete, tomar goles de água e evitar alimentos salgados pode ajudar a aliviar a sensação de boca seca. Doces firmes sem açúcar estimulam o fluxo salivar. Além disso, deve-se evitar o álcool e o tabaco, pois eles deixam a boca seca.
Pensamentos suicidas
Foram emitidas advertências pelo FDA sobre o uso de antidepressivos em crianças e adolescentes, devido ao aumento dos relatos de pensamentos e tendências suicidas. Se uma pessoa mais jovem é diagnosticada com transtorno bipolar ou alguma vez já tentou o suicídio, então, ela deverá ser supervisionada enquanto estiver usando o Lexapro.
Efeitos colaterais subsequentes à retirada do medicamento
A retirada do Lexapro poderá levar a efeitos colaterais semelhantes àqueles do início do tratamento. Não se deve parar de tomar o medicamento abruptamente. O médico conduzirá lentamente o desmame do medicamento para prevenir a ocorrência de efeitos colaterais graves. Estes podem ser: irritabilidade, tontura, confusão e ansiedade.