Contente
- As lesões de tendões e ligamentos
- Uso excessivo crônico
- Inflamação
- Doença autoimune
- Outras doenças dos tendões e ligamentos
Tendões e ligamentos são tecidos conjuntivos fortes que unem ossos e músculos e são partes integrantes das juntas. Estes tecidos são principalmente matrizes intercelulares compostas de fibras de colágeno e elastina, com pouco suprimento de sangue. As doenças dos tendões e ligamentos estão relacionadas principalmente a traumas ou inflamações.
Saiba sobre doenças de tendões e ligamentos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
As lesões de tendões e ligamentos
As lesões de tendões e ligamentos são chamadas de entorses e distensões, respectivamente. Ferimentos extremos podem resultar em uma separação completa destes tecidos, chamada de avulsão. A maioria das lesões nesses tecidos vem de lesões de traumas ou da prática de esportes e ocorre ao mover uma articulação além de sua faixa fisiológica normal.
Uso excessivo crônico
Além do trauma enorme, o uso excessivo crônico dos tendões e ligamentos pode enfraquecer estes tecidos. Este tipo de lesão é chamado de lesão por esforço repetitivo e é comum nos pulsos, mãos e joelhos. Este processo é, em parte, devido a inflamação após pequenos rompimentos destes tecidos em condições de uso normal.
Inflamação
A inflamação é um processo normal que o corpo utiliza para reparar danos ou infecções. O sangue flui em uma área afetada causando inchaço, calor, vermelhidão e dor. Em tendões e ligamentos, devido à densidade dos tecidos e a falta de fornecimento de sangue, este processo pode, na verdade, causar danos em vez da cura adequada. A inflamação de um tendão é chamada de tendinite ou tenossinovite, quando bainhas sinoviais estão envolvidas.
Doença autoimune
Existem várias doenças autoimunes, como a artrite reumatoide ou a doença mista do tecido conjuntivo, que afetam os tendões e ligamentos. Estas doenças causam inflamação sem lesão ou infecção e resultam nos mesmos danos a estes tecidos e outros processos inflamatórios.
Outras doenças dos tendões e ligamentos
Há outras doenças raras que afetam tendões e ligamentos. Infecções, como a fasciíte necrosante ou uma infecção nos ossos, podem espalhar-se para essas estruturas. Doenças do tecido conjuntivo, como a síndrome de Marfan ou síndrome de Ehlers-Danlos, podem afetar estes tecidos, bem como deficiências nutricionais, como o escorbuto ou deficiência de proteína.