Contente
- Parasitoses intestinais
- Infecções causadas por protozoários
- Enterite campilobacteriana
- Outras doenças zoonóticas
- Dicas de segurança
Embora a maioria dos gatos não transmita doenças aos seres humanos, existem algumas que podem ser transmitidas através do contato com as fezes do animal. Elas são chamadas de doenças zoonóticas e podem ser evitadas por meio de cuidados simples, como lavar as mãos e manusear cuidadosamente a caixa de areia do gato.
Doenças que afetam seres humanos e são transmitidas por fezes de gatos (Microsoft Office Clips)
Parasitoses intestinais
Várias doenças parasitárias podem ser transmitidas através do contato com as fezes de gato. Isso geralmente ocorre quando os gatos defecam em locais que mais tarde são tocados ou manuseados por seres humanos, tais como as caixas de areia para crianças. Os parasitas intestinais incluem as lombrigas e as tênias.
Infecções causadas por protozoários
As infecções mais comuns causadas por protozoários presentes nas fezes de gatos são a criptosporidiose, a giardíase e a toxoplasmose. Elas provocam diarreias tanto em felinos quanto em seres humanos. A toxoplasmose é particularmente perigosa para fetos humanos, mas as mulheres grávidas raramente contraem-na através do simples contato físico com seus gatos.
Enterite campilobacteriana
A enterite campilobacteriana é uma doença intestinal que causa diarreias, cãibras e dores abdominais.
Outras doenças zoonóticas
A doença da arranhadura do gato é contraída por uma mordida ou arranhão de um gato infectado. Os felinos também podem transmitir raiva, varíola e tétano.
Dicas de segurança
As precauções mais importantes para evitar o contágio de uma doença transmitida por gatos são lavar as mãos com frequência, vacinar os animais, controlar infestações de pulgas e tratar gatos doentes imediatamente.