Contente
A doença de Kienböck, é um doença degenerativa do osso do punho. Nela o fornecimento de sangue é cortado para um dos pequenos ossos do punho, fazendo o osso morrer.
A doença de Kienböck pode levar a redução da força da mão (Image by Flickr.com, courtesy of woodley wonderworks)
História
Em 1910, Dr. Robert Kienbock, um radiologista vienense, foi o primeiro a reconhecer a doença e também a necrose vascular do semilunar ou a lunatomalacia.
Causas
A causa da doença de Kienböck ainda é desconhecida, porém algum trauma no punho, como uma queda, pode provocar o distúrbio do sangue no semilunar.
Sintomas
Os sintomas são diminuição da força na mão, rigidez no punho, sensibilidade e dor no osso e algumas vezes inchaço.
Progressão
A doença de Kienböck possui muitos estágios de desenvolvimento. O primeiro estágio é facilmente confundido com punho torcido. O osso semilunar começa a endurecer, causando dor continua , sensibilidade e inchaço. A morte do osso começa com o osso quebrando em pequenos pedaços, causando uma grande dor. Finalmente, as superfícies dos ossos adjacentes são afetadas, o que pode produzir uma artrite.
Tratamento
O primeiro objetivo é levar sangue ao osso aliviando a pressão sobre o semilunar. Um tratamentos sem cirurgia envolve imobilizar o pulso por duas ou três semanas. Uma procedimento cirúrgico disponível é a revascularização (retornar o fornecimento de sangue ao osso), fundir os ossos, excisão do semilunar morto e procedimentos de nivelamento conjunto (encurtar um osso mais longo ou alongar o osso encurtado).