Contente
Se a sua casa foi construída ou reformada nos últimos 25 anos, você provavelmente está familiarizado com o disjuntor em caixa moldada. Esse componente "tudo em um" está instalado dentro do quadro geral de sua casa ou empresa, realizando seu serviço silenciosamente, e apenas se mostrando quando realiza a tarefa de proteção contra sobre-corrente.
Se a sua casa foi construída ou reformada nos últimos 25 anos, você provavelmente está familiarizado com o disjuntor em caixa moldada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
História
Substituindo os longos fusíveis de vidro cilíndricos, os disjuntores em caixa moldada trouxeram redução de custos e confiabilidade com a sua introdução nos sistemas de proteção. Antigamente, se um fusível se queimasse, teria que ser substituído para que a energia elétrica fosse restabelecida em um circuito particular. Muitas vezes, o fusível poderia queimar novamente logo após a sua substituição se o problema não houvesse sido resolvido. O disjuntor em caixa moldada, por outro lado, não tem o problema de só poder ser usado uma única vez.
Significância
Religar um disjuntor é muito parecido com ligar um interruptor — um simples toque na tecla e o dispositivo de proteção contra sobre-corrente pode ser religado e reutilizado centenas de vezes. Esse tipo de segurança significou uma incontável economia de dinheiro e tempo a proprietários de casas pela não-necessidade em se repor um fusível queimado.
Função
Disjuntores em caixa moldada são fabricados de forma que o consumidor final não tenha acesso ao interior do dispositivo de proteção contra sobre-corrente, sendo geralmente constituídos por duas peças plásticas eletricamente isolantes que são rebitadas uma à outra para formar uma peça única. Dentro do invólucro de plástico, existe uma série de elementos térmicos e um gatilho ligado a uma mola. Quando o elemento térmico fica muito quente, em uma situação de sobre-corrente, a mola se move, e desliga o circuito elétrico.
Tipos
Disjuntores em caixa moldada industriais podem ter uma tolerância ajustável na parte dianteira do dispositivo. Geralmente usado para correntes superiores a 100 ampères, esse disjuntores podem ser ajustados para picos de corrente que podem acontecer no ligamento de certos equipamentos.
Tamanhos
Os disjuntores moldados podem variar em corrente suportada de 15 ampères para casas até 3000 ampères em equipamentos industriais. Os disjuntores industriais maiores podem estar envolvidos por cabines metálicas com duas vezes o tamanho de um refrigerador doméstico comum.