Contente
- Qual deles é melhor?
- O que conectar em um slot PCIe X1?
- Principais deferenças entre X1 e X16
- Porque eles não são iguais?
- Mais fatos interessantes sobre o PCI Express
O Peripheral Component Interconnect Express (PCI Express ou PCIe) é um slot de expansão para sistemas de computadores com o propósito de fornecer um barramento serial de alta velocidade, e surgiu a partir de um barramento paralelo PCI mais antigo, que antes era presente nos computadores da época. Esse imenso salto na banda gerou uma nova era na computação.
Os barramentos PCIe são incrivelmente mais rápidos que os antigos PCI (Jona:Wikimedia Commons)
Qual deles é melhor?
É importante ter em mente que os slots PCIe são projetados com um determinado tipo de dispositivo em mente, igualando-os. Torna-se óbvio que os slots PCIe x16 são capazes de transferir grandes volumes de dados, mais rápido do que os de x1, por segundo, e é por essa razão que o primeiro se tornou ideal para o processamento gráfico — por sua necessidade da maior capacidade de banda que é fornecida pelo slot PCI de 16 vias.
O que conectar em um slot PCIe X1?
Há uma série de dispositivos que se conectam a slots PCIe simples na placa-mãe, incluindo placas de rede ou som e cartões de depuração. A razão pela qual o PCIe x1 é usado para estes dispositivos é que eles não requerem uma grande quantidade de banda que exigem os slots com várias vias. Como resultado, 250MB/s de banda é suficiente para estes dispositivos e, logo, foram feitos para serem alocados a interfaces PCIe x1. Algumas versões de alto desempenho destes dispositivos, no entanto, como placas de rede de 1 Gb e placas de som de alto desempenho para estúdios provavelmente poderão precisar de mais vias.
Principais deferenças entre X1 e X16
Os slots PCIe de 16 vias e de via única, sem dúvida, são bastante semelhantes — no entanto, existem detalhes que os diferenciam. Por exemplo, o PCIe X16 se beneficia com 16 vezes mais poder do que o X1, e a razão para que isso ocorra é devido à maior quantidade de vias, tornando-o, logo, capaz de conduzir grandes volumes de dados, assim como mais pistas em uma estrada podem direcionar um maior volume de veículos.
Porque eles não são iguais?
A razão pelo qual os slots PCIe de X1, X4 e X8 foram criados foi reduzir os custos de produção (bem como os preços de varejo) de todas as placas criadas — uma placa de som, por exemplo, não precisa de 4 a 16 GB (dependendo da versão do PCIe usado) de largura de banda, e a construção de uma placa de som PCIe X16 seria um desperdício de capital e de processamento. Mais energia é necessária para utilizar as vias extras no barramento PCIe, e você acabará consumindo energia desnecessária em uma placa que necessita de apenas 250 megabytes por segundo de banda. Ao contrário do PCI, o conceito do PCIe incorpora a diferentes slots para diferentes tipos de funções, todos usando as mesmas diretrizes e adicionando novas vias caso uma maior banda seja requerida.
Mais fatos interessantes sobre o PCI Express
Você se surpreenderá ao saber que é possível conectar uma placa PCIe a um slot com pelo menos a mesma quantidade de vias do que a placa — em outras palavras, uma placa PCIe X1 pode entrar em um slot X4, X8 e X16. O único inconveniente é que o processo não funciona da forma inversa (por exemplo, você não pode conectar uma placa PCIe X16 em um slot X1) por causa das limitações físicas. Quando você conecta uma placa a um slot PCIe, ele somente usa a quantidade de vias que a placa necessita.