Contente
- Onde se estabelecem cistos pilonidais
- Quem adquire cistos pilonidais ?
- Prevenção do cisto pilonidal
- O que são fístulas anais
- Por que as fístulas anais se desenvolvem?
- Prevenção da fístula anal
Os cistos pilonidais e as fístulas anais são semelhantes em termos de localização e tratamento cirúrgico. Ambos os casos ocorrem nas nádegas, na base da espinha, e requerem intervenção médica ao se tornarem infectados. Entretanto, as fístulas anais envolvem o trato digestivo inferior, enquanto o cisto pilonidal não.
Onde se formam os cistos pilonidais e as fístulas anais (Image by Flickr.com, courtesy of David Goehring)
Onde se estabelecem cistos pilonidais
Os cistos pilonidais se estabelecem na porção inferior do cóccix e, frequentemente, são infecções de pele causadas por bactérias que sobem devido à umidade e fricção da pele onde as nádegas se juntam. Os cistos infectados devem ser limpos e drenados.
Quem adquire cistos pilonidais ?
Os cistos pilonidais ocorrem com maior frequência em mulheres jovens, com menos de 25 anos. No entanto, sabe-se, também, que soldados que estão viajando em condições adversas desenvolvem esse tipo de cisto.
Prevenção do cisto pilonidal
Remover os pelos na fissura das nádegas, assim como manter a área limpa e seca, ajuda na prevenção dos cistos pilonidais. Trocar as roupas íntimas diariamente pode ajudar a evitar recidiva.
O que são fístulas anais
Fístulas anais são infecções das glândulas anais, que se enchem de pus e formam uma conexão com a pele. Esse tipo de fístula ocorre em casos de infecções anais pré-existentes. A cirurgia é necessária para drenar a infecção, permitindo, assim, a cura.
Por que as fístulas anais se desenvolvem?
As fístulas anais ocorrem quando um indivíduo já teve um abcesso anal. Os abcessos decorrem da infecção de uma glândula anal que circunda a base do reto.
Prevenção da fístula anal
A prevenção da fístula anal se dá pelo aumento da ingesta de fibras e água, com a finalidade de facilitar os movimentos peristálticos e evitar glândulas entupidas.