Contente
É muito triste ver seu cão de estimação sofrendo, principalmente quando a dor dele se irradia de uma parte do corpo que é afetada por quase todos os movimentos — as costas. O abaulamento discal é consequência de diversos problemas. O cachorro pode ser tratado para aliviar a dor a longo prazo.
Assegurar que seu cão não esteja sofrendo de dor nas costas é uma das atribuições de um dono responsável (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Reconhecendo os sintomas
Antes de diagnosticar o animal ou levá-lo correndo ao veterinário, examine os sintomas e tenha uma visão completa do problema. Abaulamento discal causado por hérnias ou sobreposições, causa dor intensa no cão, que demonstrará rigidez dos movimentos, calombos ao longo da coluna e ele irá choramingar devido à forte dor. Quando os discos estão abaulados em seu interior, nem sempre causam desconforto físico ao cachorro; no entanto, eles podem formar-se de maneira rápida e inesperada, causando até mesmo paralisia. Fique atento a qualquer mudança nos sintomas do animal, principalmente se ele já tiver o problema ou seja propenso a tê-lo.
Diagnóstico
Quando os sintomas são descobertos, é importante levar o cão ao veterinário para um diagnóstico mais preciso. Ele poderá pedir uma tomografia computadorizada (TC), um exame de ressonância magnética ou um mielograma. Todos eles mostrarão qual é a extensão da hérnia. Através deles o veterinário decidirá qual abordagem será adotada. Ela pode variar de um tratamento para casos leves, que incluem terapias caseiras, até casos graves que exigem internação imediata.
Tratamento caseiro
Para os casos não graves, o tratamento caseiro é a melhor solução. Esteroides e relaxantes musculares são a melhor opção para lidar com a dor e o inchaço na junta, assim como caminhadas em ritmo lento e sessões curtas de exercícios. Não faça nenhuma atividade extenuante com o cão, providencie uma cama aconchegante onde ele possa descansar. Tratamentos caseiros também são uma opção para quem não pode arcar com os custos veterinários, além de não querer sacrificar o animal.
Tratamento veterinário
O tratamento veterinário é a melhor solução quando a dor já não pode mais ser controlada com os tratamentos caseiros. Normalmente, dependendo da gravidade, a cirurgia é indicada, sendo o tratamento mais comum. Ela também pode ser feita preventivamente em cães com tendência à ruptura dos discos.