Contente
Desumidificadores são equipamentos muito úteis em cômodos e partes de uma casa onde a umidade é um problema. Muitas vezes, o dono da casa pode constatar que, após um período longo de tempo, o desumidificador acumula gelo na grade ou na serpentina. Isto acontece tipicamente em cômodos frios, como garagens e porões.
Gelo em um desumidificador é resultado da condensação de vapor (Comstock/Comstock/Getty Images)
Temperatura imprópria
Falando de forma geral, a formação de gelo em um desumidificador indica que a temperatura do local caiu abaixo do limite que o aparelho pode conciliar. Todos os desumidificadores possuem uma faixa de temperatura em que funcionam de forma mais eficaz. Eles simplesmente não conseguem apresentar o mesmo desempenho em temperaturas muito baixas.
Queda de temperatura
Um desumidificador em funcionamento está constantemente circulando ar em suas serpentinas e devolvendo-o ao ambiente. Se a temperatura fora da casa estiver fria, ou mais fria que a temperatura interna, o desumidificador pode resfriar o cômodo criando um vácuo que puxa o ar externo. Assim, o desumidificador funciona bem por um período, e depois congela.
Aparelho posicionado em local muito baixo
O ar mais frio em qualquer espaço é aquele que está próximo ao chão. Desumidificadores tipicamente puxam o ar alguns centímetros, cerca de trinta, acima do chão. Isto significa que o aparelho está continuamente sugando o ar mais frio do cômodo. Colocar o desumidificador mais para cima, em uma mesa, pode aumentar a temperatura de funcionamento e, assim, eliminar a formação de gelo.
Obstrução
Uma entrada ou filtro, se o seu desumidificador tem um, obstruídos podem causar problemas de congelamento. Se o aparelho não consegue puxar uma quantidade suficiente de ar para processar, o frio das serpentinas de refrigeração pode se tornar muito intenso e causar condensação no local. Remover a obstrução ou trocar o filtro pode eliminar o problema do gelo.