Contente
Os gatos idosos são suscetíveis à demência felina. Essa doença afeta o comportamento do animal em muitos aspectos que podem ser comparados à doença de Alzheimer em seres humanos. Com o tratamento e as acomodações adequadas, o gato pode permanecer em seu ambiente familiar.
Os gatos idosos de todas as raças podem desenvolver a demência felina (Image by Flickr.com, courtesy of eva)
Indícios de demência felina
A maioria dos indícios de demência felina são comportamentais. Por exemplo, os gatos perdem o interesse em alimentos ou sempre querem mais comida. Eles podem se limpar com menos frequência e até mesmo esquecer onde está a caixa de areia.
Reações ao estresse
Os gatos que reagem com estresse às condições normais podem estar exibindo sinais de demência felina. Por exemplo, é possível que um gato que parece assustado e tenta fugir na presença de pessoas que vê todos os dias sofra de demência felina.
Mudanças nos hábitos
Os gatos que mudam os padrões de sono sem motivo aparente possivelmente apresentam sinais de demência felina. Outros indícios são dormir mais do que o habitual ou miar à noite.
Tratamentos
Os veterinários dispõem de vários medicamentos para o tratamento da demência felina. Antes do início do tratamento, o veterinário realiza testes para descartar a possibilidade de doenças físicas como causa da demência. Muitos dos indícios de demência também são sinais de dor física.
Cuidados
Proporcione um ambiente o mais silencioso possível para o gato. Mantenha as rotinas de alimentação e limpeza da caixa de areia de maneira regular e administre os medicamentos prescritos pelo veterinário.