Contente
Decidir sobre a eutanásia de um cão com câncer é talvez a decisão mais difícil que um dono pode fazer. Assistir ao seu amado cão sofrer é um processo de cortar o coração e, às vezes, colocá-lo para dormir é uma escolha fácil. Não saber se é hora certa no entanto, pode tornar o processo de decisão impossível. Felizmente, existem alguns sinais que indicam se é hora de deixá-lo partir.
Instruções
Apesar dos cães não poderem falar, eles podem mostrar sinais de quando é a hora de colocá-los para dormir (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)-
Acompanhe os hábitos alimentares do seu cão. Normalmente, quando o cão se recusa a comer, é um sinal de que está em grande sofrimento. Muitos cães nunca perdem uma refeição, na verdade, comer é uma das coisas que eles mais gostam de fazer. Se você observar que o seu cachorro não tem interesse em se alimentar, especialmente se for uma comida que ele adore, é um indício de que talvez sua qualidade de vida esteja péssima. Dependendo de onde for o câncer, ele pode impedir o processo de alimentação, principalmente se for na boca ou garganta. Outros tipos de câncer podem simplesmente fazer o cão se sentir péssimo; a recusa em comer é um sintoma de que ele está se sentindo bastante mal.
-
Monitore o nível de atividade do cão. Se ele não quiser se mexer, até mesmo para ir do lado de fora fazer as necessidades, provavelmente é hora de colocá-lo para dormir. Normalmente, por natureza os cães não gostam de ir no banheiro onde descansam, especialmente se isso significa deitar por cima. Se a depressão ou o nível de desconforto é tão grande que ele não pode sequer levantar-se para ir ao banheiro, é um grande sinal de que está em sofrimento. Além disso, se o seu cão estava acostumado a brincar e em constantemente em movimento, mas agora não se move nem para comer, é provável que esteja sofrendo e seja a hora de deixá-lo partir.
-
Observe os sintomas de dor do seu cão. Se ele tiver tumores dolorosos no corpo que não podem ser removidos, considere colocá-lo para dormir. Além disso, se ele não se move ou come porque é doloroso demais, a sua qualidade de vida é provavelmente inexistente. Se o seu cachorro está em constante dor e não pode desfrutar das coisas que ele costumava fazer, colocá-lo para dormir é uma forma pacífica de aliviar o desconforto.
-
Siga a sua intuição. Você conhece o seu cão melhor do que ninguém, se você sentir que ele está sofrendo e não aproveita mais a vida, você provavelmente deve colocá-lo para dormir. Muitos donos de animais têm medo de tomar a decisão por eles mesmos, mas eles são as pessoas que melhor conhecem o cão. Seu cachorro vai confiar na sua decisão, pois ele não pode decidir por si mesmo. Ouça seu coração e sua intuição e você fará a escolha certa.
Dicas
- Consulte o seu veterinário para uma opinião. Apesar de você conhecer melhor o seu cão, ele provavelmente tem mais conhecimento das características particulares do câncer e pode lhe informar sobre a dor que seu cão provavelmente está sentindo.