Contente
Cultivar em garrafas é uma atividade interessante e educativa para crianças e adultos. Esses jardins são pequenos o suficiente para que uma criança consiga cuidar e manter-se interessada e, ao mesmo tempo, são grandes o suficiente para cultivar algumas ervas e plantas decorativas. Jardins em garrafas são fáceis de fazer e demandam pouca atenção. Além disso, podem servir parar ensinar as crianças sobre reciclagem, já que são utilizados utensílios domésticos para fazê-los.
Instruções
Cultive uma planta dentro de uma garrafa (bottle image by Connfetti from Fotolia.com)-
Lave e seque completamente sua garrafa, não utilize sabão. O resíduo pode contaminar a garrafa e prejudicar as plantas. Lave com água fervente se você quiser desinfetá-la. A garrafa pode ser de plástico ou vidro.
-
Coloque 2 cm de cascalhos pequenos, como cascalho de aquário, no fundo da garrafa. Coloque o musgo acima, depois 2 cm de carvão ativado e, por fim, uma camada de 12 a 15 cm de terra vegetal.
-
Agite gentilmente para acomodar as camadas. O cascalho permite a drenagem, enquanto o musgo previne a compactação do solo e o carvão filtra a água que corre pelo solo.
-
Coloque água gentilmente na terra, que deve ficar úmida, mas não encharcada. Cave um buraco para cada semente um pouco maior que o tamanho da sua raiz. Plante as plantas mais altas na parte central da garrafa e as menores nas laterais. Desembarace as raízes antes de plantar.
-
Escolha apenas três plantas para seu terrário. Coloque-o em uma janela que receba luz forte e indireta. A garrafa deve ficar exposta ao sol por no máximo três horas por dia.
O que você precisa
- Garrafa de boca larga
- Cascalhos pequenos
- Musgo do gênero esfagno
- Carvão ativado
- Terra vegetal
- Sementes (como Violeta-africana, epíscia e bromélias)
- Água