Contente
Pítons birmanesas são grandes cobras da Indonésia e da Malásia. Populares por seu tamanho grande e comportamento gentil, essas cobras são comuns no comércio de animais de estimação. Mesmo que a píton birmanesa possa ser um animal admirável, é uma grande responsabilidade.
Instruções
A píton birmanesa é conhecida pelo seu grande tamanho e comportamento gentil (serpent, phyton image by iMAGINE from Fotolia.com)-
Compre um recipiente seguro e bem ventilado para a cobra. Uma recém-nascida pode ser colocada em um aquário de vidro com capacidade para 38 litros, mas essas cobras crescem rápido. Conforme sua píton cresce, certifique-se de lhe dar uma jaula que tenha pelo menos metade do comprimento da cobra. Uma píton adulta eventualmente precisará de uma jaula feita sob medida; elas precisarão de um recipiente que meça pelo menos 2,4 por 1,2 metros.
-
Cubra o chão do viveiro com um substrato adequado. Jornal, papel picado, papel toalha ou papel-cartão ondulado são forros bons e baratos. Serragem de aspen ou cipreste também são bons substratos, mas certifique-se de nunca usar um material que contenha cedro, já que os óleos dessa madeira podem ser fatais para cobras.
-
Forneça à sua cobra um ponto mais quente, em torno de 32º C, e deixe a temperatura ambiente entre 25,5 e 30º C. Você pode alcançar essas temperaturas usando um aquecedor abaixo do tanque, uma lâmpada de calor ou um emissor de calor cerâmico. Coloque o ponto mais quente em um lado da jaula, para que a cobra tenha acesso a uma variedade de temperaturas. Nunca exponha sua cobra a temperaturas abaixo de 23º C por períodos muito longos.
-
Mantenha o viveiro com um nível alto de umidade, entre 50 e 60% de umidade relativa. Você também pode colocar uma caixa de umidade grande o suficiente para que sua cobra caiba completamente nela e enchê-la com folhas úmidas de cipreste ou musgo de esfagno. Sempre deixe água fresca à disposição da sua cobra para que ela possa beber.
-
Fornecer luz extra para essas cobras não é necessário. Certifique-se de que você não a deixa exposta a luzes fortes por longos períodos de tempo. Garanta também que qualquer luz suplementar fique ligada por 12 horas e depois desligada por outras 12.
-
Pítons birmanesas recém-nascidas podem começar a se alimentar de camundongos adultos ou filhotes de ratos a cada sete ou dez dias. Conforme ela for crescendo, a necessidade de presas também crescerá. Eventualmente, você precisará lhe dar um coelho grande em algumas semanas. Uma boa regra é alimentá-la com uma presa que tenha mais ou menos o mesmo tamanho da parte mais grossa da cobra. As presas podem ser compradas congeladas, descongeladas ou vivas. É sempre melhor oferecer animais já mortos à sua cobra. Se ela não aceitar, tente lhe dar presas vivas, mas nunca as deixe com sua cobra por uma noite; elas podem machucar ou até mesmo matar sua cobra. Por causa do seu tamanho grande, é melhor alimentar pítons birmanesas com presas mortas para reduzir a agressão durante a alimentação.
-
Pítons jovens irão utilizar um esconderijo se tiverem um. Ele deve ser grande o suficiente para que a cobra se esconda completamente dentro ou abaixo dela. Vasos de barro, bandejas de plástico para vasos, tubos plásticos com um buraco ou esconderijos disponíveis no comércio funcionam bem. Fornecer um esconderijo para uma cobra de 4,5 m ou mais será surreal para a maioria dos donos. Ao invés disso, você pode colocar uma prateleira no viveiro de uma píton birmanesa adulta, que servirá como um lugar para a cobra descansar sobre e abaixo, mas ainda permite que você veja a cobra o tempo todo.
-
Limpe o viveiro da sua cobra retirando fezes e quaisquer outros detritos que estiverem presentes. A tigela de água deve ser limpa e desinfetada pelo menos duas vezes por semana. A cada 45 ou 60 dias, você deve remover e desinfetar todos os itens na jaula e a própria jaula usando uma solução de 5% de alvejante em água ou um produto seguro para répteis disponível comercialmente, como Nolvasan.
Dicas
- Interaja com sua cobra com frequência e calmamente, para garantir que ela se torne um animal amigável e domesticado.
- Pítons birmanesas podem viver por mais de 30 anos e alcançar um comprimento de 4,5 metros ou mais.
- Elas estão disponíveis em várias cores e padrões, podendo ser albinas, sem padrão de pele nenhum, granito e labirinto.
- Para melhores resultados, sempre compre um animal nascido em cativeiro de uma fonte respeitável.
Aviso
- Pítons birmanesas são grandes, pesadas e só devem ser criadas por pessoas treinadas adequadamente e que possuem experiência para cuidar de uma.
O que você precisa
- Viveiro
- Substrato
- Fonte de calor/luz
- Prato de água
- Roedores para a alimentação