Contente
De acordo com a American Veterinary Medical Association, os pássaros estão em terceiro lugar na preferência por animais de estimação nos Estados Unidos, ficando atrás apenas dos gatos e cachorros. Os papagaios alexandrinos, com suas penugens verdes e bicos brilhantes, são animais divertidos quando bem cuidados. Também conhecidos como periquitos, esses pássaros, que têm origem no norte da Índia, exigem bastante cuidado e precisam se exercitar e brincar com seus donos. Aprenda as necessidades de alimentação e habitação para manter um papagaio alexandrino feliz e saudável.
Instruções
Os papagaios alexandrinos são pássaros tropicais (parrots image by KtD from Fotolia.com)-
Escolha uma gaiola grande. Papagaios alexandrinos gostam de ficar sozinhos ou em pares com uma gaiola de 4 metros de comprimento e 1,22 metros de largura. Use arame 4 mm na malha em torno da gaiola, já que esses papagaios possuem bicos fortes e gostam de mastigar. Escolha um arame resistente à ferrugem para evitar o envenenamento dos pássaros.
-
Acrescente poleiros e brinquedos para mastigar. Inclua alguns ramos para que possam ficar sobre ele e mastigá-los. Couro, cordas e blocos de madeira são ótimos brinquedos para que os papagaios alexandrinos brinquem e mastiguem. Tenha vários desses brinquedos e faça um rodízio entre eles com frequência para estimular seus pássaros.
-
Alimente seus papagaios. Esses pássaros gostam de sementes, frutas, vegetais e até ração pra cachorro. Inclua sementes de painço branco, aveia e girassol na mistura de sementes. Muitos papagaios gostam de maçãs, laranjas, milho, folhas verdes e broto de grama. Um bloco de cálcio deve estar sempre ao alcance do pássaro. Alguns deles gostam de pequenos insetos, como larvas e besouros.
-
Brinque com seu pássaro. Os papagaios alexandrinos são muito inteligentes e podem ficar facilmente entediados se não forem entretidos de forma adequada. Treine seu pássaro para ficar em seu ombro e caminhe com ele pela casa. Lide com seu animal com frequência e deixe-o se socializar o máximo possível. Ajude a evitar que ele grite ou faça barulhos altos treinando-o para falar. Um papagaio feliz e bem cuidado pode viver de 35 a 40 anos.
Dicas
- Alguns papagaios podem não possuir a habilidade de falar. Comece a treinar o pássaro para falar quando novo, repetindo algumas palavras diariamente. Eles resmungarão primeiro antes de falar palavras completas.
Aviso
- As fêmeas podem se tornar mais agressivas do que os papagaios alexandrinos machos, bicando e mordendo. Ignore comportamentos indesejados e recompense os bons, elogiando e acariciando-o.
O que você precisa
- Gaiola grande de arame, calibre 12
- Brinquedos para mastigar
- Maçãs e laranjas
- Sementes
- Vegetais