Contente
Cuidar de um cão que teve uma lesão nas costas, como uma parte traseira quebrada, pode ser intimidante e estressante, já que os animais são incapazes de se comunicar claramente sobre sua dor e desconforto. Ter uma compreensão da mecânica da coluna vertebral de um cão e as diferentes técnicas que podem ser utilizadas para minimizar a dor e facilitar o processo de cicatrização pode ser útil para cuidar de seu animal de estimação e fornecer o melhor ambiente para a recuperação.
Instruções
O diagnóstico de uma lesão nas costas é fundamental para um tratamento adequado (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)-
Observe o cão para detectar sinais de lesões, tais como claudicação, tremores ou quando ele reagir à dor ou dificuldade em mover-se, ou evitar colocar peso sobre certos membros. Se ele está lambendo ou mordiscando a área lesada também pode indicar dor significativa.
-
Após a observação de qualquer um dos sintomas acima, leve imediatamente o seu cão a um veterinário para um diagnóstico oficial. Um veterinário pode realizar uma série de testes para se obter um diagnóstico oficial. Na maioria das vezes, os raios-X são usados quando há suspeita de quebra de algum osso. Às vezes, os raios-X são desnecessários se os sintomas e o comportamento do cão podem confirmar a lesão. Um diagnóstico preciso permite um veterinário receitar medicamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas de lesões graves, tais como dor ou inflamação. No entanto, os donos devem ter cuidado ao usar estes medicamentos, o cão pode se sentir melhor uma vez que seus sintomas são tratados, mas a lesão ainda existe e mobilidade e comportamento deve ser limitado para garantir a recuperação.
-
Uma vez que uma lesão na parte traseira é diagnosticada, o veterinário pode tentar limitar manualmente a mobilidade do cão, encaixando-o com uma braçadeira, dependendo da localização e gravidade da lesão. Limitar a mobilidade é o aspecto mais importante do processo de cura, para garantir que o cão não se machuque novamente. Ao contrário dos aparelhos humanos, uma cinta canina não pode limitar totalmente a mobilidade, e, às vezes, não são usados se eles parecem ser mais irritantes do que uma ajuda para a recuperação.
-
Um cobertor é muitas vezes usado para ajudar cães a se levantarem quando estão deitados. Coloque o cobertor uniformemente sob a barriga do cão, e forneça pressão consistente ao modo que levanta, de maneira uniforme, o cão e, assim, reduz qualquer tipo de pressão sobre a coluna ou as costas.
-
Uma gaiola de cães é fundamental na redução da mobilidade. Ela representa uma "caverna", um cão ou espaço de vida. Manter a mobilidade de um cão limitada à gaiola, não contando com os momentos das necessidades básicas do animal, é fundamental no processo de recuperação de uma parte traseira lesionada, ou qualquer lesão nas costas ou articulações. Deixe que a área lesada descanse e, posteriormente, aplique calor ou gelo (dependendo das recomendações do veterinário) são componentes fundamentais para garantir que o problema não seja agravado pela atividade desnecessária. Embora possa parecer cruel não permitir que um cão brinque e corra, mantê-lo em um canil de tamanho adequado é uma das melhores maneiras de tratar uma lesão nas costas.
Diagnóstico
Dicas
- Para ferimentos mais graves que não podem ser tratados apenas pela limitação da mobilidade e fornecimento de assistência ao se levantar, existem terapias alternativas, como tratamento aquático, que proporciona um ambiente de baixa tensão para a parte de trás, facilitando o movimento do músculo e circulação na área afetada.
Aviso
- Lesões nas costas, especialmente quando há a possibilidade de ossos quebrados, são graves e exigem a assistência de um médico veterinário. A tentativa de tratar uma grave lesão nas costas em um cão sem a orientação técnica adequada pode levar a problemas mais sérios, como a incontinência, perda de movimento e paralisia.
O que você precisa
- Cobertores
- Gaiola para cães de tamanho adequado
- Medicamentos (como analgésicos, relaxantes musculares ou comprimidos anti-inflamatórios, prescritos por um veterinário)
- Almofada de aquecimento ou garrafa de água quente
- Gelo ou pacotes de refrigeração
- Terapia aquática/terapeuta especializado em cães